Prefeitura de Juiz de Fora estabelece gratuidade do transporte público aos domingos e feriados nacionais

167
pessoas
Publicidade

A tarifa do sistema de transporte coletivo urbano em Juiz de Fora será gratuita para todos os usuários nos domingos e nos feriados nacionais. O anúncio foi feito pela prefeita Margarida Salomão nesta segunda-feira, 2 de outubro, em solenidade junto com vereadores e vereadoras. A determinação já entra em vigor a partir da publicação do decreto, que ocorre nesta data, e já no próximo domingo, 8 de outubro, a população vai poder usufruir da gratuidade.

A prefeita esclareceu que a iniciativa foi tomada pela Câmara, subscrita por 18 vereadores, e é uma medida de imenso alcance social. “Independente da melhoria do turismo e oportunidade das pessoas de irem a uma festa, um jogo, ao teatro, o direito à mobilidade é um direito constitucional e o poder público tem a obrigação de participar da sua viabilização. Temos uma cultura muito atrasada de que quem paga a passagem é quem usa, e isso está errado”.

O presidente da Comissão de Transportes da Câmara, vereador João Wagner, enfatizou ser um marco histórico para Juiz de Fora este decreto. “Uma gratuidade que poucos acreditavam que poderia acontecer. Isso não é simplesmente uma gratuidade, mas um fomento ao turismo, à convivência entre familiares. Quantas vezes quando jovem eu deixei de visitar um espaço público, de fazer turismo e de ir na casa de um parente por falta de condições de pagar uma passagem! Isso vai ajudar muito a população a se locomover, a interagir com a família, a visitar alguém num hospital. Parabéns pela coragem, pela atitude. Quem ganha é a população de Juiz de Fora”.

Já o presidente da Câmara, vereador José Márcio (Garotinho), ressaltou que a gratuidade é uma demanda recorrente, de muito tempo, que agora foi atendida pela prefeita. “Não é só o andar de ônibus, há uma indústria que vai ser movida por isso. O usuário do transporte, basicamente, é estudante e trabalhador. A gratuidade vai fomentar a indústria do turismo e do entretenimento, toda uma economia do entorno”.

Também estiveram presentes durante a assinatura do decreto da gratuidade do transporte público as vereadoras Cida Oliveira e Laiz Perrut, e os vereadores Julinho Rossignoli, Juraci Scheffer, Marlon Siqueira, Bejani Júnior e Nilton Militão. Todos elogiaram a prefeita pela coragem da iniciativa e reafirmaram o quanto o decreto será importante para a população.

Mobilidade BH

Siga o Mobilidade BH no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui