Prefeitura de BH implanta melhorias no transporte coletivo da região da Pampulha

157
ônibus em bh mg
Foto: Amira Hissa/PBH
Publicidade

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) está implementando melhorias significativas no transporte coletivo da região da Pampulha. Entre as ações está a criação da nova linha 513 (Estação Pampulha/Dandara, via Braúnas) e ainda ajustes nos itinerários das linhas 5106 (Bandeirantes/BH Shopping) e 614 (Estação Pampulha/Céu Azul A, via Avenida Portugal), visando aprimorar o acesso dos moradores ao transporte público. Essas mudanças foram desenvolvidas de acordo com as necessidades das comunidades locais.

A linha 513 (Estação Pampulha/Dandara, via Braúnas) vai conectar o bairro Dandara à Estação Pampulha durante os dias úteis. A nova rota vai facilitar o acesso aos bairros Trevo e Braúnas e também ao Centro de Saúde Trevo. É uma linha que foi criada para atender ao pedido da comunidade do bairro Dandara.

A linha 614 vai ser ampliada com partidas na Rua José Rocha Paixão, Bairro Céu Azul Essa sublinha vai operar nos dias úteis, substituindo as viagens com início na Estação Pampulha.

Já a linha 5106 contará com um novo serviço para atender a Vila Paquetá, na Pampulha, durante os dias úteis. Esse acréscimo, fruto de uma solicitação da comunidade, incluirá paradas nas ruas Bérgamo e Campobasso, na ida e na volta do centro da cidade, melhorando o acesso ao transporte coletivo na região.

A divulgação das mudanças nos itinerários foi realizada por meio da distribuição de folhetos nos ônibus e na região para informar os passageiros. Para conferir os novos itinerários, acesse o portal da PBH.

Melhorias no transporte coletivo

Essas ações integram um conjunto de melhorias no transporte coletivo, determinadas pela Lei 11.458/23, sancionada em julho pelo prefeito Fuad Noman. As exigências passam pela inclusão de novos ônibus na frota  e  também um aumento no número de viagens passando de 21,7 mil viagens por dia útil para 23.870.

As fiscalizações ocorrem no Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), pelo SITBUS, um sistema que conectado ao GPS dos ônibus, acompanha cada viagem do transporte coletivo. Mas também são feitas em campo, justamente para garantir a continuidade e a segurança da prestação dos serviços para a população. As viagens que não cumprirem o que determina a lei não são remuneradas.

Mobilidade BH

Siga o Mobilidade BH no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

1 COMENTÁRIO

  1. mexeram na linha 614…… formando a sub linha, atendendo moradores do céu azul e pessoal,
    de Neves. bairros como santa fé , lagoa, kátia, mangueira, dandara, bispa, etc.
    verificando com a comunidade poucos se arriscam a espera lo……a rasão é bem simples! só
    dois….carros rodam de 5:00 da manhâ…horario que eu embarco. vao ate as 9:00.
    Como estou de ferias…..fiquei aguardando, um veiculo, na av itaú, vi o veiculo indo para estação……embarquei nele de retorno as 11:20….perfazendo 1:55….nao deceu nenhum outro, veiculo. 16:00 volta a ter dois cairros…..para melhora, quatro cairros …..é o rasoavel. nos ajude!!!!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui