A Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta quarta-feira (13/12) uma consulta pública para recebimento de contribuições sobre o projeto de implantação de intervenções para prioridade ao transporte coletivo (faixas exclusivas de ônibus), na Avenida Abílio Machado, entre a Avenida Heráclito Mourão de Miranda e o Anel Rodoviário.
Os documentos da consulta pública estão disponíveis no Portal da Prefeitura. A consulta pública será digital e ficará disponível para o envio de contribuições e sugestões no prazo de 30 dias, contados a partir da data da publicação no Diário Oficial do Município.
Prioridade para o transporte coletivo na Avenida Abílio Machado
A Prefeitura de Belo Horizonte tem como uma das diretrizes para a melhoria da mobilidade urbana a implantação de ações para a priorização do transporte coletivo. Foram avaliados e estudados mais de 70 km de vias e corredores, incluindo a Avenida Abílio Machado. As intervenções na via irão contemplar a implantação de uma faixa exclusiva entre a Avenida Heráclito Mourão e o Anel Rodoviário, de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 19h30, nos dois sentidos.
Tendo em vista a variação das larguras das calçadas e pistas ao longo da via, para viabilizar a faixa exclusiva, o projeto propõe a correção dos alinhamentos de meios-fios em muitos trechos para criar uma pista com a largura suficiente para comportar duas faixas por sentido, sendo uma para os ônibus e a outra para o tráfego em geral. Para melhorar a acessibilidade foi indicada a implantação de rebaixos para pedestres em todas as travessias, inclusive nas vias transversais. Serão implantados novos pontos semaforizados para controle do tráfego de veículos e travessia de pedestres.
Mais vias prioritárias para o transporte coletivo
As faixas exclusivas e preferenciais melhoram o desempenho das linhas de ônibus, garantindo que o usuário do transporte coletivo chegue ao destino de forma segura e rápida. Belo Horizonte conta com 72,3 km de rotas prioritárias para o transporte coletivo (faixas e pistas exclusivas e faixas preferenciais). Outros 18 km de rotas prioritárias para os ônibus já começaram a ser implantados na Área Central, na Avenida Augusto de Lima e, em breve, na Avenida Afonso Pena e nas ruas Curitiba e São Paulo. Confira as vias com prioridade para o transporte coletivo na capital.
As vias prioritárias para os ônibus e a sanção da Lei 11.458/23, do novo modelo de remuneração complementar do transporte coletivo suplementar e convencional, são ações que mostram o empenho da Prefeitura de Belo Horizonte e da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) na melhoria contínua do transporte coletivo da capital.