Entre os dias 21 e 25 de julho de 2025, mais de 4 mil motoristas do transporte coletivo de Belo Horizonte participaram de um treinamento com o tema “Como promover um atendimento de excelência e qualidade, com foco nos desafios do mundo moderno, diverso e inclusivo”.
O Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus de Belo Horizonte (Transfácil) organizou a iniciativa em parceria com as operadoras, com apoio do SetraBH, da Superintendência de Mobilidade do Município de Belo Horizonte (SUMOB) e do SEST SENAT, responsável pela produção dos conteúdos.
- Fique por dentro das atualizações do Mobilidade BH no X (antigo Twitter)
- Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
- Leia também: Comissão cobra dados sobre transporte noturno em BH
O treinamento, realizado em formato microlearning, incluiu vídeos curtos com orientações sobre atendimento a idosos e pessoas com mobilidade reduzida e uso do botão. Aplicativo de denúncia de assédio contra a mulher e postura profissional diante da diversidade e da inclusão no transporte público.
Os motoristas também participaram de um quiz avaliativo, que registrou 78% de participação e 92% de aproveitamento, demonstrando a eficácia da capacitação. No total, 4.177 motoristas concluíram o treinamento, que integra as exigências do Decreto nº 13.384, de 2008.
Realizada anualmente, a formação visa aprimorar continuamente a qualidade, a segurança e o respeito à população usuária do transporte coletivo de Belo Horizonte. A expectativa é de que a metodologia continue sendo aplicada nos próximos anos.
