Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de BH faz quinta reunião do ano

129
Publicidade

A Prefeitura de Belo Horizonte realizou, nesta quinta-feira (21/09), a 5ª reunião ordinária de 2023 do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, o Comurb. O encontro marcou mais uma etapa dos trabalhos do Conselho, presidido pelo superintendente de mobilidade do município, André Dantas, e contou com a presença de conselheiros representantes do Executivo, Legislativo, setor técnico e da sociedade civil. A reunião foi virtual.

A primeira pauta foi conduzida pelo Conselheiro Roberto Andrés, representante do setor Técnico pela Escola de Arquitetura da UFMG. Andrés realizou a apresentação intitulada “Busão 0800”, que propõe uma fonte de financiamento para se chegar ao transporte público gratuito para todos.

Na sequência, a Conselheira pela BHTRANS Jussara Bellavinha, coordenadora do Projeto Vida no Trânsito, realizou uma apresentação sobre Segurança no Trânsito. Foram apresentados dados diversos: mapeamento de sinistros por via do município, faixa etária e gênero de vítimas, características dos acidentes, etc. Na oportunidade, foi destacada a importância de campanhas e ações de conscientização, como as que estão sendo realizadas, nesta semana, dentro das atividades da Semana Nacional do Trânsito pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Por fim, Arthur Oliveira, Diretor de Projetos Estratégicos e Inovação da Sumob, compartilhou com os presentes um importante avanço do Projeto de Revitalização da Afonso Pena: a publicação, em 12 de setembro, do edital para contratação de empresa responsável pelas obras da avenida. O projeto, que envolve 4,94 quilômetros da Avenida Afonso Pena, é uma das medidas estabelecidas pelo programa de requalificação do Centro de Belo Horizonte, o Centro de Todo Mundo, e tem por objetivo requalificar mobilidade de uma das mais importantes vias da cidade. As obras têm previsão de duração de 360 dias e investimentos de até R$ 28,8 milhões.

Comurb

Instituído pela Lei Municipal 11.181, de 8 de agosto de 2019, o Comurb é uma instância colegiada de participação popular, de caráter consultivo e propositivo. Entre as atribuições está a definição de indicadores de desempenho para o monitoramento e a avaliação do Plano de Mobilidade de Belo Horizonte, o PlanMob-BH. Além disso, o Comurb avalia os investimentos em mobilidade, e emite parecer sobre as propostas de alterações no mapa de classificação de calçadas, no mapa da rede cicloviária e da rede estruturante de transporte coletivo.

Mobilidade BH

Siga o Mobilidade BH no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui