Ônibus elétrico da BYD entra em fase de teste em Belo Horizonte

248
Publicidade

Um ônibus elétrico da gigante BYD – Build Your Dreams – vai fazer parte do Plano Mobilidade Limpa de Belo Horizonte. O programa pretende renovar em 40% a frota de ônibus com veículos elétricos e movidos a biocombustível. O teste com o ônibus começa esta semana e deve durar cerca de 40 dias.

O modelo que vai atender os passageiros da capital mineira é o BYD D9A, tipo padron, que tem autonomia para rodar até 250 quilômetros com a carga completa e capacidade para 78 passageiros.

O BYD D9A tem ar-condicionado e chassi tubular em aço de alta resistência à torção e flexão. O motor é integrado em cada uma das rodas do eixo traseiro, contando com módulo de controle de tração. O ônibus tem suspensão pneumática dianteira e traseira com ajuste de altura. O sistema de freios a disco com ABS e sistema regenerativo proporciona mais segurança e autonomia ao veículo. A BYD conta ainda com um departamento de pós-vendas e manutenção estruturado e dedicado para atender de forma rápida e precisa o mercado mineiro.

“A cidade de Belo Horizonte dá um passo importante para tornar o transporte sustentável, com melhora da qualidade do ar e da saúde da população”, afirma Bruno Paiva, diretor da divisão de ônibus da BYD Brasil.

O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar até 4 vezes menos do que um ônibus a diesel. Os ganhos ambientais para a cidade são inúmeros. Um ônibus elétrico deixa de emitir 125 mil kg de CO2 ao ano, o equivalente ao plantio de 892 árvores.

A BYD possui 70 mil ônibus rodando no mundo todo. Na América Latina os destaques são para os 1.900 ônibus em operação no Chile e na Colômbia.

Sobre a BYD

A BYD chegou ao Brasil em 2015, quando inaugurou sua primeira fábrica de montagem de ônibus 100% elétricos em Campinas. Em 2017, abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos. Para abastecer a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4). A empresa também é responsável por dois projetos de SkyRail (monotrilho) no país: em Salvador, com o VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo, com a Linha 17-Ouro. Além disso, a BYD comercializa no Brasil sistemas de armazenamento de energia, inversores, empilhadeiras, caminhões, furgões e automóveis, todos elétricos e com baixa emissão de poluentes. Mais recentemente, devido à pandemia da Covid-19, a empresa também está vendendo máscaras descartáveis no país. Em abril de 2021, a BYD Brasil passou a integrar o Pacto Global, da Nações Unidas (ONU). Em novembro de 2021, deu o primeiro passo para o início da comercialização de automóveis de passeio no país e hoje já conta com cinco modelos lançados e uma rede consolidada de concessionárias em operação.

Mobilidade BH

Siga o Mobilidade BH no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui