Estações do MOVE na Vilarinho interditadas para obras: veja as alternativas

A partir de sábado, 22 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte iniciará uma série de interdições nas estações de transferência do MOVE na Avenida Vilarinho, devido às obras de recuperação do pavimento. As estações serão fechadas de forma alternada para minimizar o impacto nos usuários, com a garantia de que cada estação será reaberta antes da próxima ser interditada.

A primeira estação afetada será a Quadras do Vilarinho, no sentido Venda Nova/Centro, com interdição prevista de sábado (22) a terça-feira (25). A Estação UPA Venda Nova será fechada totalmente a partir de terça-feira (25) até sexta-feira (28), após a reabertura da Quadras do Vilarinho. A Estação Minascaixa, que estava interditada desde o dia 17, está prevista para ser liberada nesta sexta-feira (21).

Durante o período das interdições, agentes da BHTrans e da Sumob estarão no local para garantir a segurança e orientar os usuários. Cartazes informativos serão afixados nas estações para informar sobre as mudanças.

Interdições das estações de transferência

As estações de transferência interditadas ficarão completamente fechadas e os ônibus do MOVE serão desviados para a pista mista, retornando à pista exclusiva após o fim da interdição.

  • Estação Minascaixa: Interditada desde o dia 17, com previsão de liberação em 21 de junho.
  • Estação Quadras do Vilarinho: Módulo sentido Venda Nova/Centro será interditado de 22 a 25 de junho. Passageiros deverão utilizar os pontos de ônibus na pista mista localizados na Avenida Vilarinho, números 1.621 e 1.300.
  • Estação UPA Venda Nova: Interdição total prevista de 25 a 28 de junho, após a liberação da Quadras do Vilarinho.

Impacto nas linhas de ônibus

Os usuários das linhas 61 (Venda Nova/Centro) e 63 (Estação Venda Nova/Avenida Antônio Carlos) deverão embarcar nas linhas 62 (Estação Venda Nova/Savassi via Hospitais) e 64 (Estação Venda Nova/Assembleia via Carlos Luz) nos pontos da pista mista e realizar o desembarque na próxima estação em operação para continuar seu trajeto.

Isso é necessário porque as linhas 61 e 63 possuem portas apenas à esquerda, enquanto as linhas 62 e 64 possuem portas em ambos os lados.

Alternativas de embarque

  • Linhas 62 e 64: Embarque normal nos novos pontos da pista mista.
  • Deslocamento a pé: Outra opção é caminhar até as estações liberadas. A distância entre as estações Quadras do Vilarinho e UPA Venda Nova é de 400 metros, e até a estação Minascaixa é de 700 metros.

Detalhes da obra

A recuperação do pavimento na Avenida Vilarinho será realizada entre as ruas Márcia Carneiro e Hildeu Santos e executada em trechos.

As intervenções na pista do MOVE ocorrerão das 7h às 18h, enquanto na pista mista ocorrerão das 22h às 5h.

As entradas de garagem ao longo das interdições serão mantidas para acesso local. Faixas de pano serão instaladas com antecedência para orientar os condutores.

Deixe um comentário