Pontes na BR-265, no Sul de Minas Gerais, receberão investimentos significativos do Governo Federal. A conclusão das obras está prevista para este ano, com um total de R$ 19,2 milhões alocados para as estruturas.
Desenvolvimento das obras
Os trabalhos de construção das duas pontes no Sul de Minas avançam bem e devem ficar prontos ainda neste ano. As travessias estão localizadas na BR-265, especificamente no km 458 (Córrego Água Verde) e no km 473 (Córrego Jeribá), nas cidades de Boa Esperança e Ilicínea. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) executa a obra, com um investimento de aproximadamente R$ 9,6 milhões para cada ponte.
Fases finais da construção
Atualmente, os serviços encontram-se na fase final de construção dos tabuleiros. Depois, serão executados os encabeçamentos e as lajes de transição. Os trabalhos de pavimentação, sinalização e instalação dos dispositivos de segurança também fazem parte das etapas finais, junto com a remoção dos desvios temporários.
Características das novas estruturas
As novas pontes têm como objetivo substituir estruturas metálicas antigas, as quais possuem restrição de carga de até 15 toneladas. A ponte sobre o Córrego Água Verde terá 44,8 metros de extensão, enquanto a do Córrego Jeribá contará com 38,8 metros. Ambas as estruturas terão 14,50 metros de largura, compostas por duas faixas de rolamento de 3,60 metros e acostamentos com 2,50 metros de largura, além de uma passagem para pedestres. Com a finalização, os usuários contarão com pontes que suportam veículos de até 40 toneladas, melhorando a segurança e a fluidez do tráfego.
Importância da BR-265
A BR-265 é uma via transversal com 916 quilômetros, ligando os municípios de Muriaé (MG) a São José do Rio Preto (SP). Considerada crucial para a região, atende a uma área destacada na produção de café, batata e horticultura no Sul de Minas Gerais.