Belo Horizonte renova frota com mais de mil novos ônibus

A Prefeitura de Belo Horizonte atingiu um marco importante na melhoria do transporte coletivo da cidade ao colocar em operação 1.005 novos ônibus na frota municipal. Essa renovação representa mais de um terço dos 2.778 veículos que compõem o sistema de transporte público da capital mineira.

Os novos veículos atendem diversos segmentos do transporte coletivo, incluindo 21 miniônibus para linhas que circulam em vilas e favelas, 140 ônibus para o sistema MOVE e 844 veículos distribuídos nas linhas convencionais. Eles oferecem maior conforto aos passageiros, com recursos como ar-condicionado, suspensão a ar e tecnologia sustentável, baseada no sistema Euro 6, que reduz a emissão de gases poluentes em até 80%.

A renovação da frota é parte das melhorias promovidas pela Lei 11.458/2023, que também introduziu um novo modelo de remuneração para as concessionárias, com base no cumprimento de metas de qualidade, pontualidade e segurança. Desde a implementação da lei, a cidade registrou avanços como o acréscimo de 1.300 viagens diárias em 278 linhas e a criação de gratuidades para diversos grupos, como pacientes oncológicos e estudantes em situação de vulnerabilidade.

Com uma idade média de cinco anos, a frota de Belo Horizonte é considerada a mais moderna entre as capitais do país. A prefeitura destaca que essas ações são parte de um esforço contínuo para oferecer transporte público de qualidade, reduzir lotação e aumentar a comodidade dos usuários.

Deixe um comentário