Avanços e desafios no transporte público de Belo Horizonte: gratuidades aprovadas e mudanças em debate

119
Publicidade

A Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou o Projeto de Lei 538/2023, que garante a redução da tarifa de ônibus e melhoria nos serviços de transporte público na cidade.

Após a sanção parcial do prefeito, a Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços realizou uma audiência pública para apresentar as ações tomadas pela Câmara nesse tema.

O presidente da Câmara, Gabriel, anunciou que o veto parcial ao projeto será apreciado em Plenário e serão enviados ofícios ao prefeito para saber quando as gratuidades incluídas na lei estarão disponíveis para a população.

Entre as gratuidades aprovadas estão o passe livre para estudantes, tarifa zero para vilas e favelas, vale-transporte para pessoas em tratamento de saúde, auxílio-transporte para famílias em situação de vulnerabilidade extrema e auxílio de transporte para mulheres vítimas de violência.

Gabriel destacou a importância de regulamentar essas gratuidades e garantir o acesso facilitado ao transporte público.

Além disso, o presidente defendeu o cancelamento das concessões de transporte público na capital e a implementação gradual da tarifa zero em Belo Horizonte.

Também foi mencionada a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar denúncias de descumprimento de contrato e má qualidade dos serviços de algumas empresas de ônibus.

Gabriel ressaltou que a Câmara Municipal passará a definir a tarifa de ônibus ao votar o orçamento, e não mais no final do ano, e incentivou os cidadãos a denunciarem ônibus com problemas através de um número de WhatsApp.

Além disso, foi mencionada a falta de consideração das solicitações da Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT) nas decisões sobre itinerários e horários de ônibus.

Mobilidade BH

Siga o Mobilidade BH no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui