O metrô de BH passará por uma importante alteração em sua operação entre os dias 11 e 20 de outubro de 2024.
Durante este período, serão realizadas obras de revitalização da Via Permanente entre as estações Lagoinha e Central, parte do projeto de modernização do sistema, que visa trazer maior segurança, menos ruído e mais regularidade às viagens.
As obras serão executadas de forma ininterrupta, exigindo mudanças nos intervalos entre os trens, mas sem necessidade de baldeação.
Nos horários de pico, compreendidos entre 5h15 e 8h30 e entre 16h30 e 19h, o intervalo entre os trens será de 12 minutos. Fora desses horários, o intervalo continuará a ser de 15 minutos, mantendo a regularidade da operação.
A comunicação com os usuários será reforçada por meio de avisos sonoros, comunicação visual e a presença de colaboradores nas estações para prestar orientações.
As atividades de revitalização terão início na sexta-feira, 11 de outubro, às 20h, e têm previsão de término antes da abertura das estações na segunda-feira, 21 de outubro.
A revitalização da Via Permanente começou em novembro de 2023 e já teve o primeiro trecho concluído em março de 2024, entre as estações Eldorado e Calafate.
As obras incluem a troca de trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMVs), lastros e dormentes de concreto e madeira, além de outros componentes essenciais para o bom funcionamento do sistema.
O objetivo é garantir um transporte mais eficiente e moderno para a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O cronograma do contrato de concessão prevê a conclusão total das obras até março de 2027, mas a concessionária Metrô BH, em parceria com o Governo do Estado, trabalha para antecipar esse prazo e proporcionar os benefícios da concessão o quanto antes.
Atualmente, o funcionamento do metrô ocorre de 5h15 às 23h, com intervalos de 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários em dias úteis. Nos sábados, o intervalo é de 7,5 minutos das 6h às 8h30, e nos domingos e feriados, o intervalo é de 15 minutos ao longo do dia.
Essas intervenções são cruciais para que o metrô de BH continue a oferecer um serviço de qualidade para os seus usuários, aprimorando a experiência de viagem e a segurança do sistema.
https://gen-spb.ru/