O metrô de BH passará por uma importante alteração em sua operação entre os dias 11 e 20 de outubro de 2024.
Durante este período, serão realizadas obras de revitalização da Via Permanente entre as estações Lagoinha e Central, parte do projeto de modernização do sistema, que visa trazer maior segurança, menos ruído e mais regularidade às viagens.
- Fique por dentro das atualizações do Mobilidade BH no X (antigo Twitter)
- Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
As obras serão executadas de forma ininterrupta, exigindo mudanças nos intervalos entre os trens, mas sem necessidade de baldeação.
Nos horários de pico, compreendidos entre 5h15 e 8h30 e entre 16h30 e 19h, o intervalo entre os trens será de 12 minutos. Fora desses horários, o intervalo continuará a ser de 15 minutos, mantendo a regularidade da operação.
A comunicação com os usuários será reforçada por meio de avisos sonoros, comunicação visual e a presença de colaboradores nas estações para prestar orientações.
As atividades de revitalização terão início na sexta-feira, 11 de outubro, às 20h, e têm previsão de término antes da abertura das estações na segunda-feira, 21 de outubro.
A revitalização da Via Permanente começou em novembro de 2023 e já teve o primeiro trecho concluído em março de 2024, entre as estações Eldorado e Calafate.
As obras incluem a troca de trilhos, dos aparelhos de mudança de via (AMVs), lastros e dormentes de concreto e madeira, além de outros componentes essenciais para o bom funcionamento do sistema.
O objetivo é garantir um transporte mais eficiente e moderno para a população da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
O cronograma do contrato de concessão prevê a conclusão total das obras até março de 2027, mas a concessionária Metrô BH, em parceria com o Governo do Estado, trabalha para antecipar esse prazo e proporcionar os benefícios da concessão o quanto antes.
Atualmente, o funcionamento do metrô ocorre de 5h15 às 23h, com intervalos de 7,5 minutos em horários de pico e 15 minutos nos demais horários em dias úteis. Nos sábados, o intervalo é de 7,5 minutos das 6h às 8h30, e nos domingos e feriados, o intervalo é de 15 minutos ao longo do dia.
Essas intervenções são cruciais para que o metrô de BH continue a oferecer um serviço de qualidade para os seus usuários, aprimorando a experiência de viagem e a segurança do sistema.
