A Prefeitura de Belo Horizonte organiza uma operação especial de trânsito e transporte para o jogo entre Atlético Mineiro e Tombense, marcado para domingo (18), às 18h, na Arena MRV. Agentes da Unidade Integrada de Trânsito, incluindo BHTrans, BPTran e Guarda Municipal, monitoram o trânsito na região antes, durante e após o evento, garantindo segurança e orientando pedestres.
Operação de trânsito para Atlético Mineiro e Tombense na região da Arena MRV
A faixa reversível utilizada nos dias de jogos na Arena MRV, que canaliza o fluxo de veículos no sentido Contagem, opera com 40 metros a mais. Essa extensão começa no canteiro central da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, entre a Rua Coração Eucarístico de Jesus e a Rua Padre Demerval Gomes, antecipando a entrada dos veículos na faixa. Obras no canteiro central da avenida permitiram essa ampliação, solicitada pelo prefeito Álvaro Damião para melhorar a fluidez do tráfego e reduzir o impacto do trânsito durante os eventos.
- Fique por dentro das atualizações do Mobilidade BH no X (antigo Twitter)
- Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
No sábado (17), às 20h, a Prefeitura implanta faixas de orientação, sinalizações de reserva de áreas e alterações na circulação ao redor da Arena MRV para garantir fluidez no trânsito no dia do jogo.
No domingo (18), quatro horas antes da partida, alterações na circulação ocorrem nas ruas Zilka Monteiro, Nevada, Sebastião Fernandes Brandão, Visconde de Mauá, Evangelina Prates (bairro Califórnia), Rua José Mota Costa e Rua Gentil Portugal do Brasil até o Condomínio Mundi (bairro Camargos), além das ruas Prateada e Lilás (bairro João Pinheiro). Interdições com controle de acesso para moradores acontecem em diversas vias do entorno do estádio no bairro Califórnia.
Três horas antes do jogo, uma pista reversível no contrafluxo da Via Expressa, entre a Rua Coração Eucarístico de Jesus e a Rua Padre Demerval Gomes, melhora a fluidez para quem não acessa a Arena MRV e segue para Contagem.
Chegada e saída no jogo Atlético Mineiro e Tombense na Arena MRV
Os veículos acessam os estacionamentos da Arena MRV pela rampa no sentido Contagem. Motoristas devem seguir a sinalização e orientações dos agentes, principalmente devido à grande movimentação de pedestres. Os portões dos estacionamentos abrem três horas antes da partida.
Para garantir a segurança dos pedestres, a faixa direita da marginal da Via Expressa, no sentido Belo Horizonte, recebe cones e fita zebrada, permitindo o trajeto seguro da estação Eldorado do metrô até a Rua Gentil Portugal do Brasil, com acesso ao estádio pelo Elevado da Massa. Outro trecho sinalizado para pedestres fica na Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, entre a Rua Augusto Pereira e a Rua Alice Neves.
Um semáforo operacional próximo à escadaria da Via Expressa permite a travessia segura dos pedestres durante os eventos.
A torcida visitante conta com área de embarque e desembarque na Avenida Cícero Idelfonso, entre as ruas Felisberta Camargos e Maria Francisca de Carvalho, sentido BR-040.
Na saída, o retorno no Elevado da Massa opera em mão única no sentido Camargos a partir de 30 minutos antes do fim do jogo, agilizando a saída dos veículos. O elevado divide espaço entre veículos e pedestres com gradeamento para segurança. Conforme a demanda, pode ocorrer operação de contrafluxo na saída dos estacionamentos, com semáforo exclusivo para controlar o fluxo no sentido Contagem.
Leia também:
- Marcopolo Attivi Integral impulsiona mobilidade sustentável no Aeroporto de Belo Horizonte
- Ministério dos Transportes otimiza concessão da Fernão Dias com leilão na B3
- Honda lidera como marca de automóveis mais lembrada pelos brasileiros em 2025
- Contagem investe em obras de contenção para proteger moradores das chuvas
- Belo Horizonte amplia transporte com Catraca Livre e Madrugão
Transporte coletivo e acessibilidade para o jogo
Linhas de ônibus facilitam o acesso à Arena MRV, incluindo as linhas 1509 (Califórnia/Tupi), 9414 (Santa Inês/João Pinheiro), 3053 (Estação Barreiro/B. Preto), 4033 (Camargos/Centro), 4031 (Santa Maria/Centro), 401 (Metrô/Cid. Industrial/Sta. Maria) e 407 (Califórnia/Glória via Centro de Saúde Califórnia).
Os desembarques de táxi para a torcida do Atlético ocorrem na Via Expressa, próximo à escadaria, com pontos em ruas específicas nos bairros Califórnia e Camargos. Para a torcida visitante, o ponto de táxi fica na Avenida Cícero Idelfonso.
As estações Eldorado, Cidade Industrial e Vila Oeste do metrô dão acesso à Arena MRV, com a estação Eldorado sendo a melhor opção pela estrutura ampla. O trajeto de 1,5 km até o estádio recebe sinalização e cones para segurança dos pedestres.
Pessoas com deficiência contam com serviço gratuito de transporte entre a estação Eldorado e a Arena MRV, com embarque e desembarque em pontos específicos próximos ao portão A e à esplanada do estádio.
Serviços especiais e estacionamento para o jogo
Veículos de aplicativo e caronas têm pontos de embarque e desembarque definidos para as torcidas mandante e visitante, garantindo organização e segurança.
Ônibus fretados desembarcam a torcida do Atlético nas ruas Zilka Monteiro Pena e Walfrido Mendes, enquanto a torcida visitante desembarca na Rua Walfrido Mendes, no bairro Califórnia.
A Arena MRV oferece 120 vagas em bicicletários no estacionamento coberto, com entrada pela via marginal de acesso.
O serviço de transporte especial para pessoas com mobilidade reduzida sai da estação Eldorado até o portão A da Arena MRV.
Além disso, a Arena MRV disponibiliza o serviço de ônibus executivo Conexão Arena MRV, com ponto na Rua Cristina Maria de Assis.
O acesso às 2.150 vagas de estacionamento ocorre somente pela Via Expressa, mediante compra antecipada.
Essa operação detalhada de trânsito e transporte reforça o compromisso da Prefeitura de Belo Horizonte em garantir segurança, fluidez e conforto para os torcedores que acompanharão o jogo entre Atlético Mineiro e Tombense na Arena MRV.
