Rota de voo entre Belo Horizonte e Bogotá é lançada oficialmente na Colômbia

1590
Bogotá BH
Foto: BH Airport/Divulgação
Publicidade

A empresa aérea Avianca realizou na quinta-feira (23/2), na Colômbia, o lançamento oficial da rota Bogotá – Belo Horizonte. Os voos serão realizados em aeronaves da família A320, com capacidade para transportar entre 120 e 180 passageiros. A companhia oferecerá cinco voos semanais, em três horários diferentes entre o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e o Aeroporto de El Dorado, na capital colombiana.

Para o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, a nova rota é importante para incrementar a relação entre as duas localidades. “A conectividade aérea aumentará ainda mais a atratividade do mercado de mineração para a Colômbia, o que gera novas oportunidades de negócios entre as duas economias que já possuem sinergias em diversos setores, como a cafeicultura e a indústria de botas. Temos certeza de que a nova ligação direta colocará Minas Gerais em destaque no mercado colombiano, abrindo um novo capítulo de possibilidades de negócios entre os dois países”, disse. Durante a solenidade, Braga também proferiu palestra sobre “Oportunidades de negócios entre Minas Gerais e Colômbia” a executivos e empresários colombianos.

O gerente de Conectividade e Aviação da BH Airport, Clayton Begido, também destacou o fortalecimento do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte como hub internacional, ligando a capital mineira e de outras cidades do estado a centros importantes no exterior. “Além de conectar duas potências que movimentam a economia de forma versátil, destacando tanto a vocação agrícola quanto o perfil empreendedor voltado para o desenvolvimento de startups, estamos oferecendo aos passageiros a oportunidade de viajar para a Colômbia com rota direta, ter acesso a o universo artístico-cultural de Medellín, aos sítios históricos de Cartagena e Bogotá, visitar praias e paisagens exuberantes e participar de visitas guiadas às fazendas da região cafeeira”, afirma.

Oportunidades no turismo

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, afirma que os novos voos entre Belo Horizonte e Bogotá vão estimular o turismo em Minas Gerais e Colômbia, além da América Central e dos Estados Unidos, tendo BH como centro de distribuição regional e América do Sul. “Para Minas Gerais, é fundamental fortalecer a atividade turística que se estabelece em torno da economia da criatividade: patrimônio imaterial, shows, gastronomia mineira, patrimônio histórico, arte contemporânea”, considera o secretário.

David Alemán, diretor Comercial da Avianca para a América do Sul, explicou que voar para Minas faz parte da estratégia de crescimento da empresa. “Hoje, nossas rotas diretas já representam cerca de 45% de nossa malha e, sem dúvida, uma grande aposta é a conectividade entre Brasil e Colômbia. A operação Bogotá-Belo Horizonte abre a possibilidade de milhões de colombianos visitarem o Brasil e de milhões de brasileiros se conectarem não apenas a mais de 20 cidades pela Colômbia, mas também aos mais de 65 destinos que oferecemos, impulsionando o turismo e os negócios”, afirma.

Relação comercial em expansão

A Colômbia é o segundo principal destino das exportações e importações mineiras na América do Sul, atrás apenas da Argentina. Em 2022, Minas Gerais foi o principal estado brasileiro comprador de produtos da Colômbia, responsável por 18% das importações brasileiras e foi o quarto maior estado brasileiro exportador para a Colômbia, responsável por 8,4% das exportações brasileiras.

No ano passado, as exportações mineiras para a Colômbia alcançaram US$ 425,9 milhões, 71% a mais que em 2021. Os mineiros também compraram mais em produtos colombianos em 2022, cerca de R$ 426 milhões, 157% a mais que no período anterior.

Mobilidade BH

Siga o Mobilidade BH no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui