Projeto “UDIBike Parques” será retomado no Parque do Sabiá com novidades nesta terça, dia 12

383
ciclista
Publicidade

Após período de recesso, o projeto “UDIBike Parques – que é desenvolvido pelo Instituto Saúde e Equilíbrio com recursos captados junto a empresas privadas, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, com apoio da Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer (Futel) – será retomado no Parque do Sabiá nesta terça-feira (12/09). O retorno traz duas novidades: a primeira é que, a partir de agora, também será possível reservar as bicicletas com antecedência, pelo WhatsApp (34) 98400-8110. Já a segunda é que o projeto passa a contar com bicicletas infantis, para que as crianças a partir de 6 anos possam pedalar junto aos seus responsáveis.

Das 41 bicicletas que o projeto tem à disposição dos frequentadores do Parque do Sabiá (30 adultas, 6 infantis e 5 adaptadas para pessoas com deficiência), 14 poderão ser reservadas pelo aplicativo, para utilização em dois horários diferentes: às 10h30 ou às 13h30. As reservas, com tolerância de dez minutos para a retirada das bicicletas, poderão ser feitas com 48 horas de antecedência por qualquer pessoa, desde que seja maior de idade e cadastrada.

O empréstimo presencial das bicicletas disponibilizadas pelo “UDIBike Parques” é feito ao lado da portaria do bairro Tibery, por qualquer pessoa (menores de 14 anos devem estar acompanhados por um responsável), de terça a sexta-feira, das 10h às 15h, mediante apresentação de um documento com foto e preenchimento de cadastro (disponível clicando AQUI).

Desde a implantação do “UDIBike Parques” no principal cartão-postal de Uberlândia, em julho do ano passado, foram feitos 12.190 empréstimos de bicicletas. “O projeto é um sucesso desde o início, ao proporcionar muito lazer e diversão a pessoas das mais diversas faixas etárias. Tenho certeza de que esse retorno da atividade será atrativo para a população, especialmente por conta da possibilidade de as pessoas reservarem as bicicletas pelo WhatsApp”, destacou o diretor geral da Futel, Edson Zanatta.

“Bike do Bem” e aulas

Outra ação importante – que também será retomada a partir desta terça (12/09) – é a “Bike do Bem”, que oferece passeios gratuitos em bicicletas adaptadas para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os passeios são realizados de terça a sexta-feira, das 10h às 15h, e aos sábados, das 9h às 12h, com a presença de um condutor capacitado. Desde que o projeto foi implantado, no fim de setembro de 2022, foram realizados 31 passeios.

Também serão retomadas as aulas gratuitas para pessoas que desejam aprender a andar de bicicleta. A atividade, ministrada por profissionais de educação física que integram o projeto, é voltada a crianças a partir dos 5 anos de idade e a adultos que não sabem andar de bicicleta ou que se sintam inseguros devido à pouca experiência. Os agendamentos, tanto para a “Bike do Bem” quanto para as aulas, devem ser feitos presencialmente ou pelo WhatsApp (34) 98400-8110, com pelo menos 48 horas de antecedência.

Mobilidade BH

Siga o Mobilidade BH no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui