Prefeitura de BH libera estacionamento rotativo na capital neste fim de ano

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Foto: Divulgação/Prefeitura de BH
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A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta quarta-feira (27/12) no Diário Oficial do Município (DOM) portaria que dispensa o uso de crédito eletrônico nas mais de 23 mil vagas do Estacionamento Rotativo da capital. A medida vale de hoje até segunda-feira (1º) em qualquer horário do dia. 

Belo Horizonte conta com 23.214 vagas físicas em 882 quarteirões em toda capital. A liberação acontece em virtude da demanda menor de veículos no período entre o Natal e o final do ano, que também é percebida na utilização do sistema rotativo. Todos os aplicativos credenciados para compra de crédito eletrônico foram orientados a informar os usuários sobre a liberação.

Rotativo em números

Quando respeitado o tempo de permanência máximo nas 23.214 vagas físicas de estacionamento rotativo na capital, elas possibilitam 102.842 oportunidades de estacionamento. Essa rotatividade é fundamental para que as pessoas possam realizar compras, ir em consultas médicas e até realizar pequenos serviços. Estacionar no sistema do Rotativo Digital custa R$ 4,95, em crédito digital, que pode ser utilizado em qualquer dos tempos regulamentados (1h, 2h, 5h ou 12h). A cada utilização o usuário ganha um bônus de 30 minutos para estacionar gratuitamente em um outro local. É uma oportunidade de uma parada rápida e sem custo utilizando o estacionamento rotativo.

A receita líquida do sistema é aplicada em melhorias do sistema viário da cidade, como manutenção e implantação de sinalização, operação de tráfego, fiscalização do trânsito e programas de segurança e educação.

O Estacionamento Rotativo pago foi criado em Belo Horizonte pela Lei 1.410, de 9 de novembro de 1967, e regulamentada pelo Decreto 2.388, de 25 de julho de 1973. A implantação de áreas com exigência de uso do rotativo na capital teve início em 1976. Em 1992, a BHTrans (criada em 1991) assumiu o gerenciamento do sistema.

O Estacionamento Rotativo é uma forma de democratizar e multiplicar as vagas para veículos na cidade. O sistema é implantado onde a quantidade de carros que necessitam estacionar é maior que o número de vagas disponíveis, como em locais com grande concentração de comércio, serviços e lazer. 

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