PBH implanta faixa exclusiva para ônibus na Rua Álvares Maciel

53
faixa
Publicidade

A Prefeitura de Belo Horizonte implantou nesta quarta-feira (23/08) mais uma faixa exclusiva para ônibus na capital. Toda a extensão da Rua Álvares Maciel, entre a Praça Hugo Werneck e a Avenida do Contorno, no bairro Santa Efigênia, passa a ter uma faixa prioritária para o transporte coletivo.

A via opera como faixa exclusiva para ônibus entre 6h e 19h30. São 670 metros garantindo mais agilidade e comodidade para quem usa o transporte coletivo na capital. A rua possui três faixas de tráfego, uma exclusiva para os ônibus e duas para o trânsito misto. Também foram realizadas obras de rebaixo nas calçadas, próximo às travessias de pedestres, melhorando e ampliando a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida na região.

No trecho da faixa exclusiva são atendidos três pontos de embarque e desembarque e 15 linhas utilizam a faixa prioritária. Confira as linhas: 9030, 9034, 9101, 9201, 9202, 9206, 9208, 9250, 9403, 9407, 9412, 9415, 9503, 9801, 9805.

A nova faixa exclusiva da Rua Álvares Maciel dá continuidade ao projeto de prioridade para o transporte coletivo na Região Hospitalar, que já contempla as avenidas dos Andradas, Prof. Alfredo Balena, além das ruas Domingos Vieira e Niquelina. Confira as vias com prioridade para o transporte coletivo na capital.

Mais vias prioritárias para o transporte coletivo

As faixas exclusivas e preferenciais melhoram o desempenho das linhas de ônibus, garantindo que o usuário do transporte coletivo chegue ao destino de forma segura e rápida. Belo Horizonte conta com 72,3 km de rotas prioritárias para o transporte coletivo (faixas e pistas exclusivas e faixas preferenciais). Outros 18 km de rotas prioritárias para os ônibus já começaram a ser implantados na Área Central, na Avenida Augusto de Lima e, em breve, na Avenida Afonso Pena e nas ruas Curitiba e São Paulo.

As vias prioritárias para os ônibus e a sanção da Lei 11.458/23, do novo modelo de remuneração complementar do transporte coletivo suplementar e convencional, são ações que mostram o empenho da Prefeitura de Belo Horizonte e da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob) na melhoria contínua do transporte coletivo da capital.

Mobilidade BH

Siga o Mobilidade BH no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui