Parceria entre Prefeitura de BH, Waze e Google mostra o melhor caminho durante o Carnaval

601
Waze Aplicativo
Foto: Divulgação/PBH
Publicidade

A tecnologia vai ajudar nas operações de trânsito e transporte em Belo Horizonte durante o carnaval deste ano. A proposta é que 100% das intervenções de trânsito para os desfiles dos blocos estejam disponíveis no Waze e no Google Maps. A iniciativa foi um sucesso no primeiro final de semana do Pré-Carnaval e vai se estender até o último final de semana, no Pós-Carnaval. 

A parceria entre a BHTrans, Waze e Google teve início no Carnaval 2019 e vem sendo utilizada periodicamente pelas equipes do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) nas intervenções nas vias da capital. Com o grande número de blocos e desfiles do Carnaval 2023 foi necessário expandir a equipe de trabalho com participantes voluntários da comunidade de editores do Waze e outros profissionais da BHTrans.

Essa soma de esforços para a “Operação Waze no Carnaval de Belo Horizonte” tem o desafio de lançar no aplicativo todas as intervenções nas vias em virtude do desfile dos blocos.

“O apoio da comunidade Wazer é fundamental para que os motoristas saibam de todas as mudanças no trânsito durante o Carnaval. Com o aplicativo do Waze ou do Google Maps o motorista recebe rapidamente as informações sobre as interdições, os bloqueios nas vias da capital e também sugestões de desvios. Essa parceria é um caso de sucesso único no Brasil, levando informação às pessoas por meio da tecnologia durante o Carnaval”, conta o supervisor da Gerência de Pesquisa e Tecnologia da Informação da BHTrans, Marcelo Geraldo Batista.

Arthur Fernando Santos Vieira, editor voluntário do Waze que faz a interface com a BHTrans, explica que essa parceria com o órgão gestor de trânsito e transporte permite que os motoristas tenham em mãos mais um canal de informações confiáveis, e que já fornece as alternativas o condutor. “A comunidade está em contato direto com os técnicos da BHTrans, tirando dúvidas e realizando ajustes para entregar para a população a melhor informação”, informou Arthur.  

O motorista pode conferir a programação das interdições para todos os dias de Carnaval na capital com antecedência no Waze Event e no portal da Prefeitura. Saiba tudo sobre o Carnaval de Belo Horizonte 2023 no portal Belo Horizonte.

Mobilidade BH

Siga o Mobilidade BH no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui