A Prefeitura de Belo Horizonte realizou mais uma edição da Operação Tolerância Zero, com foco na fiscalização de ônibus do transporte coletivo na Estação Barreiro.
A ação aconteceu nas primeiras horas da manhã de quinta-feira (30) e contou com a presença do prefeito Álvaro Damião e do superintendente de Mobilidade, Rafael Murta, além de equipes da Sumob e da BHTrans.
Durante a operação, nove ônibus foram vistoriados e dois apresentaram irregularidades, resultando em seis autuações por falhas como letreiros incorretos. Problemas no layout externo, sujeira e defeito na luz de apoio do freio.
Um dos veículos teve a autorização de tráfego recolhida por falha no freio de porta, dispositivo que impede a circulação com portas abertas.
- Fique por dentro das atualizações do Mobilidade BH no X (antigo Twitter)
- Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
O prefeito Álvaro Damião destacou a importância da continuidade da fiscalização na Estação Barreiro como forma de garantir a segurança e a qualidade do transporte coletivo.
- Leia também: BH amplia faixas para transporte coletivo
Ele reafirmou o compromisso de manter o rigor no controle dos serviços prestados à população. Reforçando o legado de gestão e a meta de reduzir a circulação de veículos em condições inadequadas.
Desde o início da Operação Tolerância Zero, em janeiro de 2024, foram realizadas 5.502 fiscalizações e 30.955 ônibus vistoriados. Com 31.929 autuações e 1.178 autorizações de tráfego recolhidas.
O monitoramento dos veículos também ocorre pelo sistema SITBus, que acompanha os ônibus via GPS.
Segundo o superintendente Rafael Murta, as ações já apresentam resultados concretos, com queda no número de veículos irregulares.
A população pode contribuir com o trabalho de fiscalização registrando ocorrências e sugestões pelo Portal de Serviços da PBH, aplicativo PBH APP ou nas Comissões Regionais de Transportes e Trânsito (CRTTs).
