Cumprindo intensa agenda em Minas Gerais, o ministro dos Transportes, Renan Filho, vistoriou na tarde desta segunda-feira (8) as obras de manutenção da BR-381, em Timóteo, onde o Governo Federal tem planos de executar a duplicação de 31,4 quilômetros do trecho que vai da capital Belo Horizonte a Caeté, na Região Metropolitana, como anunciado em fevereiro. Depois, o ministro seguiu para Ipatinga, onde assinou ordem de serviço que permite o início dos serviços de manutenção na BR-116. As agendas deram prosseguimento a missão de dois dias de Renan Filho em território mineiro, iniciada com a inauguração do Trevão de Monte Alegre de Minas.
Os planos de melhorias para a BR-381 incluem a nova proposta do plano de outorga para realização de leilão da rodovia federal, a qual segue em análise no Tribunal de Contas da União (TCU). A intenção do Ministério dos Transportes é realizar o certame para entrega da concessão ainda este ano.
“A expectativa é que nos primeiros meses do segundo semestre a gente leve a leilão a BR-381, uma concessão agora com novos parâmetros, que vão facilitar uma concorrência bem-sucedida. Principalmente a redução dos riscos geológico e de engenharia, com a retirada de dois lotes que serão feitos com recursos públicos do Orçamento Geral da União”, explicou Renan Filho.
O trecho da BR-381 visitado pela comitiva do ministro vai de Timóteo a Ipatinga e está incluso entre os quatro contratos atualmente vigentes de manutenção de toda a rodovia, de Belo Horizonte a Governador Valadares. No total, os quatro contratos somam R$ 55,4 milhões em investimentos.
Ipatinga
Na sede da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), em Ipatinga, o ministro dos Transportes assinou ordem de serviço para a manutenção da BR-116, entre Teófilo Otoni e Governador Valadares. O trecho contemplado tem 102 quilômetros, e se estende do acesso a Itambacuri ao entroncamento com as BRs-381/451, no viaduto contorno de Governador Valadares.
As obras incluem serviços de tapa-buracos, roçada, limpeza de dispositivos de drenagem, melhoria de sinalização e dos itens de segurança. A previsão de investimento é de R$ 30 milhões.
Melhorias em todo o estado
Para fortalecer a infraestrutura logística de Minas Gerais, o Governo Federal prevê investimentos de R$1 bilhão em 2024: são R$ 6 bilhões em investimentos públicos por meio do Novo PAC e R$ 62,8 bilhões em investimentos em 11 concessões (existentes e novas).
“Minas Gerais recebeu, em 2022, o último ano do governo anterior, R$ 226 milhões em investimentos na malha rodoviária federal. No ano passado, já fizemos mais do que o dobro disso; e, esse ano, vamos fazer mais do que R$ 1 bilhão na malha federal mineira”, afirmou Renan Filho.
Além disso, o Ministério dos Transportes pretende atingir a meta de elevar para 65% a quantidade de rodovias consideradas boas, de acordo com o índice de condição da malha rodoviária (ICM), em todo o estado.
“É inaceitável ver em Minas Gerais, um estado com essa potência econômica, a situação que as rodovias chegaram ao longo dos últimos anos, por falta de investimento. Agora, no governo Lula, as rodovias mineiras já começaram a melhorar e no final desse ano nós estaremos com a melhor qualidade da malha dos últimos seis anos”, finalizou o ministro dos Transportes.
Awsome post and right to the point. I don’t know if this is in fact the
best place to ask but do you folks have any thoughts on where
to get some professional writers? Thank you 🙂 Escape rooms hub
You have observed very interesting points! ps decent site.?
Having read this I believed it was extremely enlightening. I appreciate you spending some time and effort to put this information together. I once again find myself spending a significant amount of time both reading and leaving comments. But so what, it was still worthwhile.
Greetings! Very helpful advice in this particular post! It is the little changes that will make the most important changes. Many thanks for sharing!
This is a topic that’s close to my heart… Take care! Exactly where can I find the contact details for questions?
The very next time I read a blog, Hopefully it does not disappoint me just as much as this particular one. I mean, I know it was my choice to read, nonetheless I actually thought you’d have something interesting to talk about. All I hear is a bunch of whining about something you can fix if you were not too busy searching for attention.