Ministério dos Transportes propõe modernização de concessões das rodovias Fernão Dias e Régis Bittencourt

O Ministério dos Transportes apresentou uma proposta de otimização contratual para as concessões das rodovias BR-381/MG/SP (Fernão Dias) e BR-116/SP/PR (Régis Bittencourt) aos governos de Minas Gerais e São Paulo. Essa iniciativa visa permitir a retomada imediata das obras em rodovias com contratos antigos, paralisadas ou com obrigações suspensas que possam ser alvo de relicitação.

A otimização dos contratos prevê um investimento significativo de até R$ 15 bilhões na BR-381 ao longo dos próximos anos, com um aporte inicial de R$ 3 bilhões até 2026, distribuído em parcelas anuais de R$ 1 bilhão. O objetivo é melhorar imediatamente as condições da Fernão Dias, uma das rodovias mais movimentadas do país, ajustando tarifas para viabilizar investimentos necessários, sem comprometer a competitividade econômica.

Romeu Zema, governador de Minas Gerais, expressou apoio à nova modelagem contratual, destacando a importância estratégica da BR-381 para o estado e para o Brasil. A secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, enfatizou a necessidade de monitoramento rigoroso para garantir a execução das obras planejadas nos próximos três anos, utilizando verificadores independentes para assegurar a eficiência e a transparência.

Além de reduzir o custo regulatório, a modernização dos contratos introduz dispositivos como o gatilho tarifário, que diferencia tarifas antes e depois da entrega das obras, incentivando a concessionária a cumprir os prazos estabelecidos. Para a Régis Bittencourt, além da expansão da capacidade, o foco inclui medidas de sustentabilidade, como o cercamento da rodovia para proteção da fauna na Mata Atlântica, promovendo uma rodovia sustentável e alinhada com os padrões ambientais atuais.

Rafael Benini, secretário Estadual de Parcerias e Investimentos de São Paulo, avaliou positivamente as otimizações como um ajuste necessário para adequar as rodovias à realidade atual, corrigindo deficiências de contratos anteriores mal estruturados.

15 comentários em “Ministério dos Transportes propõe modernização de concessões das rodovias Fernão Dias e Régis Bittencourt”

  1. Does your blog have a contact page? I’m having trouble locating it but, I’d like
    to shoot you an e-mail. I’ve got some recommendations for your blog you might be
    interested in hearing. Either way, great blog and I look forward to seeing it develop over time.

    Responder
  2. hi!,I like your writing very a lot! proportion we keep in touch more approximately your article on AOL?
    I need a specialist on this space to resolve my problem. May be that is you!
    Taking a look forward to look you.

    Responder
  3. Please let me know if you’re looking for a article writer for your weblog.
    You have some really good posts and I think I would be a good asset.

    If you ever want to take some of the load off, I’d love
    to write some material for your blog in exchange for a link back to mine.

    Please send me an e-mail if interested. Cheers!

    Responder
  4. Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday.

    It will always be useful to read through content from other authors and use a little something
    from their websites.

    Responder
  5. Pretty section of content. I just stumbled upon your website
    and in accession capital to assert that I acquire in fact enjoyed account your blog
    posts. Any way I will be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently fast.

    Responder
  6. you’re in point of fact a just right webmaster. The website loading velocity is amazing.
    It kind of feels that you are doing any distinctive trick.
    Moreover, The contents are masterpiece. you’ve done a magnificent task in this topic!

    Responder
  7. Very good blog you have here but I was wondering if you knew of any forums that cover the same topics talked about in this article?
    I’d really love to be a part of online community where I can get opinions from other experienced people that share the same interest.
    If you have any recommendations, please let me know.
    Bless you!

    Responder

Deixe um comentário