O metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) avança em sua modernização com a chegada de novos equipamentos de alta tecnologia para manutenção das linhas. Esses veículos inovadores reduzem o tempo de reparos, aumentam a precisão das intervenções e garantem mais segurança e conforto aos passageiros.
Novos equipamentos para o metrô de Belo Horizonte
A concessionária Metrô BH apresentou, em 12 de novembro, dois equipamentos que representam um salto tecnológico para o sistema metroviário mineiro. O Veículo Ferroviário Multifuncional (VF34), fabricado nacionalmente, e a Máquina Socadora e Alinhadora de Via, de origem austríaca, integram o pacote de investimentos que moderniza a manutenção do metrô.
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O VF34, primeiro equipamento de grande porte incorporado em 2025, foi totalmente customizado para o metrô de Belo Horizonte. Ele atua em inspeção, reparo e manutenção das linhas, destacando-se pela plataforma elevatória com giro e extensão. Essa plataforma permite trabalhos de alta precisão entre 4,5 e 8 metros, otimizando a inspeção e manutenção da rede aérea.
A Máquina Socadora e Alinhadora de Via substitui processos manuais que antes levavam dias, realizando a correção da geometria dos trilhos em poucas horas com precisão milimétrica. Essa tecnologia garante a segurança e a qualidade do transporte metroviário.
Impactos da modernização no metrô
O uso dessas tecnologias amplia a confiabilidade do serviço, reduz o tempo das intervenções e aumenta o conforto dos passageiros durante as viagens. Atualmente, a Metrô BH conta com mais de 60 equipamentos de grande porte, incluindo caminhões rodoferroviários e veículos de correção geométrica.
O investimento em tecnologia e segurança continua com a chegada prevista de mais sete equipamentos entre dezembro e janeiro. Entre eles, destacam-se uma esmerilhadora de trilhos suíça e dois rebocadores de trem, que reforçam a capacidade operacional do metrô.
Modernização das composições
Além dos novos equipamentos de manutenção, o primeiro dos 24 trens que vão operar no metrô da RMBH já está a caminho do Brasil. O embarque ocorreu em 31 de outubro, em Qingdao, China, acompanhado pelo vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões.
Com o apoio do Governo do Estado, a empresa antecipou em dois anos o cronograma de aquisição das composições. Os novos trens trazem inovações tecnológicas que tornam o transporte mais eficiente, sustentável, seguro e confortável para os usuários.
A expectativa é que o primeiro trem chegue ao Brasil em dezembro de 2025 e comece a operar no primeiro semestre de 2026, marcando uma nova fase para o metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Compromisso com a qualidade do metrô
O secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destaca que o metrô passa pela maior transformação de sua história. Cada nova entrega reforça o compromisso em oferecer um transporte público de qualidade, com mais eficiência, segurança e conforto para os mineiros.
O gerente de Manutenção do Metrô BH, Filipe Aquino, ressalta que a adoção dessas tecnologias eleva a confiabilidade do serviço e melhora a experiência dos passageiros, consolidando o metrô como uma opção moderna e segura de mobilidade urbana.
Com esses avanços, o metrô da RMBH fortalece seu papel fundamental no sistema de transporte da região, promovendo melhorias contínuas que beneficiam diretamente os usuários e a cidade como um todo.
