Leilão da BR-381: investimentos e melhorias na infraestrutura viária para impulsionar o desenvolvimento da região

O leilão do Sistema Rodoviário da BR-381, compreendendo um trecho de 304 km entre Governador Valadares e Belo Horizonte, será realizado no dia 24 de novembro.

O edital de concessão foi publicado no Diário Oficial da União em 7 de julho e está disponível para consulta.

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  • A concessão terá duração de 30 anos, com investimentos superiores a R$ 10 bilhões.

    Nos dois primeiros anos, cerca de R$ 1,1 bilhão será investido na recuperação e requalificação do pavimento, além de melhorias na sinalização.

    O objetivo é melhorar a trafegabilidade e reduzir os riscos e desconforto para os usuários.

    A iniciativa busca impulsionar o desenvolvimento econômico da região, melhorar a infraestrutura viária e aumentar a segurança dos usuários.

    O projeto contempla diversas obras, incluindo duplicação de 134 km da rodovia, implantação de faixas adicionais, vias marginais, travessias de pedestres, paradas de ônibus, passagens de fauna e correções de traçado.

    Também estão previstos pontos de parada de descanso e serviços de atendimento ao usuário.

    Serão realizadas intervenções nas travessias urbanas para separar o tráfego de longa distância do tráfego local, visando melhorar a fluidez.

    Além disso, serão implementadas inovações tecnológicas, como área de escape, monitoramento por câmeras, detecção automática de incidentes, cobertura de internet e sistema de pesagem de veículos em movimento.

    A concessão contará com cinco praças de pedágio ao longo do trecho, com tarifas diferenciadas para pista simples e dupla.

    Haverá desconto para usuários com TAG e um Desconto de Usuário Frequente (DUF) que reduzirá progressivamente a tarifa ao longo de um mês.

    O leilão será realizado na modalidade menor tarifa, sem limite de deságio, com aportes de recursos vinculados em caso de deságio acima de 18%.

    A concessionária deverá fazer um depósito para garantir a sustentabilidade econômico-financeira do projeto ao longo dos 30 anos de concessão.

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