Belo Horizonte terá operação especial de trânsito para este final de ano

1129
Foto: PBH/Divulgação
Publicidade

A BHTrans e a Guarda Municipal, em conjunto com a Polícia Militar, iniciaram nesta semana a Operação Final de Ano 2022. Com a maior concentração de veículos e de pedestres para as festas de final de ano, o trânsito é ampliado nos principais corredores de tráfego, na Área Central, nos shoppings e nas áreas comerciais dos bairros. A operação tem o objetivo de intensificar o monitoramento do trânsito e do transporte público, minimizar os reflexos do tráfego neste período, assim como coibir a prática de irregularidades, garantindo a segurança, acessibilidade e fluidez do trânsito.

As ações acontecem até 2 de janeiro, nas nove regionais da capital. Serão priorizados os centros comerciais com maior demanda de pedestres e veículos. Além dos agentes e das rotas de monitoramento da cidade, as câmeras do Centro de Operações de Belo Horizonte (COP-BH) também auxiliam na operação do trânsito em tempo real, em trechos estratégicos do sistema viário da cidade.

Com esse acompanhamento é possível proporcionar ajustes necessários, como o remanejamento das equipes em campo para atendimento das ocorrências prioritárias, ou seja, aquelas que geram maior reflexo no trânsito. Também é possível efetuar intervenções nos tempos semafóricos e a comunicação com os motoristas por meio dos painéis eletrônicos instalados nos principais corredores da cidade.

Trânsito

Na Área Central, a atuação será concentrada no Hipercentro, Savassi, Rodoviária, Barro Preto, Praça da Liberdade (iluminação de Natal), Praça da Estação, Parque Municipal, Praça Sete, Mercado Central, Rua Curitiba (Galeria do Ouvidor), Shopping Cidade, Diamond Mall, Pátio Savassi e shoppings populares.

No último dia 2 começou uma operação de trânsito noturna para iluminação de Natal na Praça da Liberdade, que pode ser conferida no Portal da Prefeitura.  

Na Rodoviária, desde o dia 16 as equipes da BHTrans e da Guarda Municipal realizam o monitoramento e intervenções operacionais no entorno do Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro, cujo movimento aumenta significativamente no período de fim de ano e de férias. As medidas visam organizar e garantir a fluidez de veículos e pedestres nas proximidades do terminal, sobretudo no acesso ao estacionamento e dos táxis na plataforma superior.

Na região Centro/Sul serão intensificadas as ações na região do BH Shopping (avenidas Raja Gabaglia, Luiz Paulo Franco e BR 356), Avenida Nossa Senhora do Carmo, operação presença no trevo do Belvedere, avenidas Raja Gabaglia, Prudente de Morais e Bandeirantes. Também será intensificada a operação no entorno do Pátio Savassi, Shopping Cidade, Diamond Mall, BH Shopping, Shopping Ponteio, shoppings populares da Área Central, centro comercial da Savassi e Barro Preto e Mercado Central.

Nas regiões Barreiro e Oeste serão priorizados o centro comercial, a região central e o Via Shopping, no Barreiro; e as áreas comerciais dos bairros Buritis, Gutierrez, Betânia e Salgado Filho, especialmente as avenidas Francisco Sá e André Cavalcanti (Gutierrez); Afonso Vaz de Melo, Olinto Meireles e Sinfrônio Brochado (Barreiro); Mário Werneck (Buritis) e Rua Úrsula Paulino (Betânia).

Nas regiões Norte e Venda Nova serão priorizados os monitoramentos do Centro Comercial de Venda Nova, especialmente Rua Padre Pedro Pinto, avenida Vilarinho, avenida Dr. Cristiano Guimarães, a região do Shopping Estação BH e os centros comerciais dos bairros Santa Mônica e Céu Azul.

Nas regiões Noroeste e Pampulha serão intensificadas as regiões do shopping Del Rey, Pampulha Mall, Via Brasil Pampulha, das avenidas Antônio Carlos, Pedro II, Carlos Luz, Portugal, Abílio Machado, das ruas Padre Eustáquio, Monteiro Lobato, Conceição do Mato Dentro, dos supermercados Via Brasil e Super Nosso (Bairro Itapoã) e Carrefour (Bairro Ouro Preto), do Centro Comercial do Bairro Ouro Preto e do Aeroporto.

Na região Nordeste a atuação será nas regiões dos bairros Cidade Nova, São Paulo, da avenida Cristiano Machado, do Minas Shopping, da Feira dos Produtores e do Centro Comercial Hot Point (Bairro Cidade Nova).

Na região Leste serão priorizados os bairros Floresta (especialmente próximo às ruas Jacuí, Pouso Alegre, Itajubá e avenida Silviano Brandão) e o entorno do Boulevard Shopping.

A operação terá maior enfoque nos seguintes itens:

  • Preservar as áreas onde o estacionamento é proibido, especificamente o estacionamento sobre os passeios, junto ao canteiro central das avenidas, (conforme regulamentação da via) e não permitir que os veículos parem em fila dupla ou fechem os cruzamentos;
  • Garantir a travessia segura de pedestres, não permitindo a obstrução da faixa reserva a eles (tanto parada quanto estacionamento);
  • Preservar a área dos pontos de ônibus, pontos de táxi, vagas de carga e descarga, vagas de veículos credenciados para pessoas com deficiência e idosos;
  • Ajustar as programações semafóricas aos volumes de tráfego típicos desta época;
  • Intensificar a fiscalização de avanço de sinal vermelho do semáforo e retorno em locais proibidos;
  • Monitorar os sistemas de transporte coletivo e táxi;
  • Manter os reboques em pontos estratégicos de forma a retirar com mais rapidez veículos quebrados e que estejam obstruindo a via.

Dicas aos motoristas e pedestres

Durante esse período de maior concentração de veículos e pedestres na cidade, a BHTrans sugere algumas dicas aos motoristas e pedestres:

  • É importante que as pessoas antecipem suas compras ou, pelo menos, procurem sair mais cedo de casa, pois, nessa época, o tempo de deslocamento é maior, em função do número de veículos nas vias;
  • Em período de chuvas, os motoristas devem intensificar a manutenção dos veículos para que operem em condições mais seguras: freios em bom funcionamento, vidros limpos, pneus e limpadores de para-brisa em condições adequadas;
  • Em dias chuvosos, reduza a velocidade e evite situações de risco. Os motoristas devem manter distância suficiente em relação ao veículo da frente, de forma que possa frear o seu carro com segurança;
  • O uso do transporte coletivo ou táxi proporciona um deslocamento mais seguro e confortável em muitos trajetos onde a procura por estacionamentos é grande;
  • Com a concentração de pessoas, é fundamental que o motorista respeite o pedestre e seja gentil, aguardando-o terminar a travessia de forma segura;
  • Não estrague as suas compras, estacione de forma correta. Aquela “parada rapidinha” impacta na mobilidade da cidade e também pode lhe prejudicar.

Mobilidade BH

Siga o Mobilidade BH no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui