Arteris Fernão Dias estima mais de 1 milhão de veículos na BR-381 durante o feriado de Tiradentes

615
Foto: Divulgação/Arteris Fernão Dias
Publicidade

Para garantir uma viagem tranquila e segura aos usuários da rodovia, a Arteris Fernão Dias realizará uma operação especial de tráfego para o feriado prolongado de Tiradentes. Entre os dias 20 e 23 de abril, a concessionária estima que mais de 1 milhão de veículos devem trafegar no trecho entre Contagem e Guarulhos da BR-381. Equipes extras estarão em pontos estratégicos da rodovia e haverá sinalização em trechos específicos ao longo dos 562 quilômetros administrados.

Previsão de tráfego

O pico previsto na saída do feriado será na quinta (20) e sexta-feira (21), com 293 mil e 327 mil veículos, respectivamente. No retorno, 226 mil veículos são esperados no domingo (23). A expectativa é que o fluxo seja mais intenso no trecho paulista entre Guarulhos e Bragança Paulista e no trecho mineiro entre Contagem e Itatiaiuçu.

Informações em tempo real

O ritmo de obras também será alterado no período. Na região entre Bragança Paulista e Atibaia, onde a concessionária trabalha na construção de faixas adicionais, os canteiros de obras estarão isolados do tráfego e não haverá interdição de faixa durante o feriado. Pelo perfil no Twitter @Arteris_AFD, o usuário terá informações em tempo real sobre as condições do tráfego. A concessionária também pode ser acionada pelo canal de atendimento ao usuário 0800 283 0381.

Centro de Controle Operacional

Toda a operação da Arteris Fernão Dias é coordenada a partir do Centro de Controle Operacional em Pouso Alegre. De lá, os operadores controlam o tráfego 24 horas com suporte de 334 câmeras de monitoramento e recursos alocados em doze bases operacionais, como ambulâncias, guinchos, veículos de apoio e viaturas de inspeção. Todo o trecho é interligado por fibra ótica, facilitando a comunicação e o acionamento de painéis de mensagens eletrônicos. Todo o gerenciamento operacional visa garantir que o condutor chegue ao seu destino com segurança.

Pagamento da tarifa por aproximação

Nas praças de pedágio da Fernão Dias é possível pagar a tarifa pelo método de aproximação. Ao passar pelas cabines manuais, basta o usuário aproximar o seu cartão habilitado da máquina de débito para que o pagamento seja efetuado. Smartphones e smartwatches adaptados à tecnologia de comunicação por proximidade, conhecida como NFC, também podem ser utilizados. A tarifa básica para automóveis é de R$ 2,80. Motos pagam R$ 1,40. Veículos comerciais pagam conforme o número de eixos.

Horários e dias de maior movimento

  • Quinta-feira (20/4) – das 16h às 21h
  • Sexta-feira (21/4) – das 6h às 12h
  • Domingo (23/4) – das 16h às 21h

Mobilidade BH

Siga o Mobilidade BH no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui