250 famílias serão removidas para obras de expansão do Metrô de Belo Horizonte

322
Publicidade

Cerca de 250 famílias serão removidas para obras de expansão do metrô de Belo Horizonte.

Segundo a empresa Metrô BH, que assumiu o serviço em março deste ano, as edificações a serem desocupadas foram construídas irregularmente na faixa de domínio, ao lado do traçado da via de trem de carga e ao longo do trajeto planejado para a implantação da linha 2.

A maior parte dos imóveis fica nos bairros GameleiraNova GameleiraNova CintraBetânia e Vista Alegre, todos na Região Oeste da capital, e Barreiro, na região de mesmo nome.

De acordo com Metrô BH, o processo de desocupação já começou, por meio de reuniões com as comunidades e entrevistas com as famílias a serem removidas. As próximas etapas incluem cadastramento socioeconômico e avaliação e negociação dos imóveis, que serão base para a definição das indenizações.

Segundo a empresa, a expectativa é de que essas fases sejam finalizadas até dezembro, e a desocupação, concluída até o primeiro semestre de 2024, quando está previsto o início das obras de implantação da linha 2. A ideia é que as intervenções comecem após o período chuvoso, em maio.

Expansão do Metrô de Belo Horizonte

Atualmente, o metrô de Belo Horizonte tem apenas uma linha. O sistema possui 19 estações e cerca de 28 quilômetros de extensão.

O contrato de concessão prevê a ampliação da linha atual em aproximadamente 2,45 km, com a implantação de uma nova estação, a Novo Eldorado.

Além disso, o contrato determina a construção da linha 2, com cerca de 10,5 km e sete estações: Nova Suíça, Amazonas, Salgado Filho, Vista Alegre, Ferrugem, Mannesmann Vallourec e Barreiro.

Cronograma de entrega das obras

  • Até 2025: reforma de 10 estações da linha 1 (Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho).
  • Até 2026: implantação da nova estação da linha 1 (Novo Eldorado) e revitalização das outras 9 estações (Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar).
  • Até 2027: conclusão das sete novas estações da linha 2.
  • 2029: entrega da operação da linha 2.

Mobilidade BH

Siga o Mobilidade BH no Twitter e fique informado sobre a mobilidade urbana de Belo Horizonte e Região Metropolitana.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui