O prefeito Paulo Sérgio sancionou, no dia 9 de janeiro, a lei que implementa a tarifa zero no transporte coletivo de Uberlândia para estudantes matriculados no ensino fundamental, médio, superior, pós-graduação e técnico profissionalizante, reconhecidos pelo Ministério da Educação. O benefício também será estendido a estudantes do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A lei, sancionada durante evento no Terminal Jardim Canaã, beneficiará mais de 43 mil estudantes já cadastrados no Sistema Integrado de Transporte (SIT). Atualmente, os estudantes têm desconto de 50% na tarifa, mas a gratuidade total será implementada após a regulamentação por decreto, prevista para fevereiro de 2025.
O investimento anual da Prefeitura para subsidiar a gratuidade no transporte coletivo será de aproximadamente R$ 13 milhões, garantindo o acesso gratuito às passagens. Além de atender às necessidades educacionais, a tarifa zero permitirá que os estudantes utilizem o transporte para atividades de lazer, esportes e eventos culturais.
Rafaela Segala, aluna do ensino fundamental, destacou a importância da medida para o cotidiano dos estudantes e o impacto positivo na educação. Segundo o prefeito Paulo Sérgio, o projeto reflete o compromisso de sua gestão em promover o desenvolvimento social e econômico da cidade, aliviando o orçamento das famílias e incentivando a permanência dos jovens na escola.
Mais informações no site da Prefeitura de Uberlândia.