A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta sexta-feira (23/11), no Diário Oficial do Município, a licitação para reforma da Praça Rio Branco, a Praça da Rodoviária. A empresa vencedora da licitação apresentou proposta no valor de exatos R$ 4.430.144,02. Os recursos para execução das obras são provenientes de financiamento junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF) e recursos próprios do município (ROT).
A supervisão dos trabalhos será da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e o prazo de execução é de 360 dias corridos contados da emissão da ordem de serviço.
“Uma vez publicada a homologação, os próximos passos, conforme determina a Lei, são a apresentação de documentos, assinatura do contrato, depósito da garantia, a publicação do contrato no DOM e no Portal Nacional de Contratações Públicas. Somente após a finalização desses trâmites legais, é dada a ordem de serviço para que a empresa dê início às obras, que devem começar ainda este ano”, explica o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.
A licitação contempla a execução da obra de reforma e revitalização da Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária), compreendendo: demolição, pisos, mobiliário urbano, canteiros – paisagismo e irrigação – e calçadas, limpeza e recuperação estrutural do monumento em concreto.
As intervenções fazem parte do Programa de Requalificação do Centro de Belo Horizonte, “Centro de Todo Mundo”, lançado em março deste ano pelo prefeito Fuad Noman, que tem entre os objetivos, qualificar a região central da capital aumentando as oportunidades de moradia, trabalho e lazer.