Novos trens promovem modernização do metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte

O Governo de Minas realizou uma visita técnica em Changchun, na China, para conhecer a fábrica do grupo Changchun Railway Vehicles (CRRC). O objetivo envolveu entender processos de produção e inovação tecnológica aplicados na criação dos novos trens destinados ao metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O governador Romeu Zema destacou a importância dessa tecnologia para a mobilidade urbana mineira, ressaltando que os primeiros 24 novos trens vão contribuir muito no dia a dia dos usuários.

Tecnologia e benefícios dos novos trens

Durante a visita, a comitiva conheceu um dos trens que integrará o sistema metroviário. Com tecnologia avançada, esses veículos oferecem mais economia, conforto, ar-condicionado, além de funcionarem de maneira silenciosa. O governador enfatizou que essa modernização visa garantir uma mobilidade de alta qualidade para os mineiros, valorizando o conforto e eficiência do transporte público.

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  • Parceria entre CRRC e Alstom na fabricação

    A fábrica da Joint Venture da CRRC e Alstom (Carc) produz painéis elétricos e consoles do operador para esses novos trens. Após essa etapa, os componentes seguem para a unidade da CRRC em Changchun para testes rigorosos e montagem final. A empresa chinesa possui tradição no mercado brasileiro, com equipamentos em operação no Metrô Rio e na Supervia, e desenvolve inclusive trens-bala usados em diversos países.

    Antecipação e investimento no sistema metroviário

    Com apoio governamental, a concessionária Metrô BH antecipou a compra das 24 composições previstas para o sistema. Dez desses novos trens entrarão em operação até o final de 2026, e a fabricação dos outros 14 também ocorrerá antes do prazo original. O investimento soma cerca de R$ 700 milhões, integrando um projeto maior de R$ 3,7 bilhões entre Governo de Minas, Governo Federal e investidores privados.

    Modernização e expansão do metrô da RMBH

    Atualmente, o sistema passa por obras para modernizar a Linha 1 e construir a Linha 2. Com a conclusão, a expectativa indica que o metrô atenderá uma média diária de 223 mil passageiros, sendo 157 mil na Linha 1 e 56 mil na Linha 2. As melhorias prometem elevar a qualidade do serviço para os mais de 90 mil usuários diários atuais, ampliando significativamente a capacidade do transporte metroviário.

    Perfil e atuação do Grupo CRRC

    O Grupo CRRC, sediado em Pequim, agrupa 46 empresas e conta com cerca de 180 mil colaboradores. Destaca-se pela alta tecnologia em variados produtos, incluindo trens de alta velocidade, locomotivas, veículos de transporte coletivo e vagões de carga. O grupo atua em 24 países e já produziu aproximadamente 9,5 mil veículos.

    Conclusão

    A chegada dos novos trens representa uma revolução no transporte urbano de Minas Gerais. A tecnologia avançada e o investimento significativo garantirão uma mobilidade mais eficiente e confortável para os milhares de mineiros que dependem diariamente do metrô da RMBH. A antecipação das entregas e o processo de fabricação já consolidado reforçam o compromisso com um sistema modernizado, preparado para as demandas futuras da região.

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