A renovação da frota de ônibus do sistema Move Metropolitano de Belo Horizonte trouxe mudanças significativas.
Os tradicionais ônibus articulados, conhecidos por sua capacidade de transportar até 126 passageiros, estão sendo gradualmente substituídos pelos chamados “superpadrons”, que comportam até 101 pessoas.
Os superpadrons têm 15 metros de comprimento e são mais ágeis para manobras fora dos corredores exclusivos, proporcionando maior eficiência no tráfego misto.
Com a capacidade de transporte reduzida em até 25 passageiros por veículo, a Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais garante que mais ônibus serão colocados em operação para suprir a demanda.
Além disso, a cidade receberá novos terminais e estações de integração em locais como Santa Luzia e nas regiões atendidas pelas linhas 506C e MG-010.
Essas melhorias prometem otimizar o transporte público e facilitar o deslocamento entre os municípios da Grande BH e a capital mineira.
O governo estadual também anunciou investimentos em corredores de ônibus que farão a ligação direta até o centro de Belo Horizonte, assegurando maior agilidade nas viagens e redução do tempo de espera.
A Prefeitura de Belo Horizonte ainda estuda ampliar o número de viagens e melhorar a infraestrutura das linhas afetadas.