O Ministério dos Transportes concluiu o leilão da BR-381, concedendo à 4UM FIP em Infraestrutura de Responsabilidade Ltda, a administração de 296,3 km da rodovia entre Belo Horizonte e Governador Valadares.
A concessão, que terá duração de 30 anos, envolve um investimento significativo de R$ 9,34 bilhões, contemplando tanto a captação de recursos quanto a prestação de serviços operacionais.
O leilão, realizado na Bolsa de Valores de São Paulo, marcou um passo crucial para a modernização de uma das rodovias com maior número de acidentes no Brasil, reforçando a importância de um projeto bem estruturado para garantir a execução das obras e a entrega dos benefícios à população.
A concessão da BR-381 abrange 13 cidades mineiras, impactando diretamente cerca de 3,7 milhões de pessoas e gerando aproximadamente 80.879 empregos.
A rodovia, inaugurada na década de 1960, é um corredor logístico vital para o escoamento de produtos industriais, interligando Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
O trecho concedido enfrenta um tráfego intenso de veículos, com média de 24.733 veículos por dia.
O contrato de concessão prevê a duplicação de 106 km da rodovia, além da construção de 83 km de faixas adicionais, 51 correções de traçado e 23 passarelas para pedestres.
Também estão planejadas áreas de escape, Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, e a instalação de Centros de Controle de Operações (CCO) e Bases de Serviço Operacional (BSO), que oferecerão suporte a emergências médicas e mecânicas.
O cronograma das obras é ambicioso: o contrato deve ser assinado em 28 de novembro de 2024, com início imediato das intervenções prioritárias no primeiro ano.
Nos anos seguintes, estão previstas a recuperação e adequação da rodovia ao fluxo atual, além das obras de duplicação e implantação de faixas adicionais.
A manutenção contínua será uma prioridade para evitar que a estrada retorne ao estado de abandono observado nos últimos anos.
A vitória da 4UM Investimentos no leilão representa a entrada do consórcio no segmento de infraestrutura rodoviária, após vencer a disputa com a proposta de menor tarifa básica de pedágio.
O sucesso do leilão, após quatro tentativas anteriores, foi assegurado por um projeto remodelado que atraiu o interesse dos investidores.
O projeto incluiu ajustes significativos nos valores de Capex e Opex, além da decisão do Ministério dos Transportes de assumir a duplicação de 31,4 km da rodovia no trecho entre Belo Horizonte e Caeté.
A concessão da BR-381 é vista como um marco na melhoria da infraestrutura rodoviária do Brasil, com o objetivo de transformar a rodovia em um símbolo de segurança e eficiência, beneficiando milhões de pessoas em Minas Gerais e além.