Governo de Minas Gerais debate investimentos em concessões ferroviárias

Na última terça-feira (17/06), a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) sediou um debate público focado nos investimentos oriundos das renovações antecipadas das concessões ferroviárias, com a participação da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).

O evento abordou a distribuição dos recursos dessas concessões, destacando que, embora grandes trechos ferroviários estejam localizados em Minas Gerais, uma parte substancial dos investimentos foi direcionada para outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Pedro Bruno, secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, enfatizou a necessidade de unir recursos e projetos para impulsionar o setor ferroviário em Minas Gerais.

Ele mencionou a criação da conta Ferrovias Minas Gerais, que reuniria outorgas, indenizações e multas das concessões ferroviárias federais, possibilitando avanços no setor.

Bruno também falou sobre o desenvolvimento do Plano Estadual de Logística e Transporte (Pelt-MG), um plano técnico voltado para aumentar a eficiência da matriz de transporte do estado, identificando projetos prioritários.

Minas Gerais possui uma malha ferroviária de aproximadamente 5 mil quilômetros, representando 16,3% da rede nacional.

O estado tem uma posição estratégica para o escoamento de grãos e minérios, com conexões aos principais portos do país.

A malha ferroviária em Minas é operada por três empresas: Ferrovia Centro Atlântica (FCA), Estrada de Ferro Vitória Minas (EFMV) e MRS Logística.

A concessão da MRS Logística foi renovada antecipadamente em 2022 por mais 30 anos, com obrigações de investimento em infraestrutura de transporte.

Apesar de 50% da malha da MRS estar em Minas Gerais, a maior parte dos investimentos (81,5%) será direcionada para São Paulo, que possui apenas 25% da malha.

O Plano Estadual de Logística e Transportes de Minas Gerais (Pelt-MG), desenvolvido pela Seinfra e pela Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), visa traçar uma carteira de projetos e investimentos para maximizar os impactos sociais e econômicos no estado.

O Pelt-MG também revisita o Plano Estratégico Ferroviário de Minas Gerais (PEF) e analisa novas solicitações de ferrovias privadas autorizadas pelo governo federal.

Encontros técnicos estão sendo realizados em várias cidades para coletar e avaliar propostas, com previsão de conclusão do plano no segundo semestre de 2025.

1 comentário em “Governo de Minas Gerais debate investimentos em concessões ferroviárias”

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