Rodovia Fernão Dias terá contrato modernizado para novas obras

A rodovia Fernão Dias, trecho da BR-381 entre São Paulo e Minas Gerais, passará por uma grande modernização contratual.

Na última segunda-feira (10), o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou um acordo entre o Ministério dos Transportes, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Arteris Fernão Dias, concessionária responsável pela administração da rodovia.

Essa repactuação prevê um contrato mais moderno, com novas regras de investimentos e antecipação de obras importantes para os motoristas.

Investimentos e impactos no tráfego

O novo contrato trará aproximadamente R$ 15 bilhões em investimentos para a rodovia.

Uma das principais mudanças será a antecipação, em 10 anos, da execução de obras essenciais, como a correção de traçado e ampliação de capacidade.

A rodovia é um dos principais corredores rodoviários do Brasil e movimenta diariamente cerca de 250 mil veículos.

Dentre esses, 37,1% são veículos comerciais e 62,9% são de passeio, atendendo uma população de aproximadamente 16,6 milhões de pessoas.

Modernização e novo modelo de concessão

A Arteris Fernão Dias administra o trecho desde 2008, com um contrato originalmente válido até 2032.

O modelo antigo, no entanto, não previa regras claras para ampliação da capacidade da rodovia diante do crescimento do tráfego ao longo dos anos.

Além disso, contratos antigos enfrentam dificuldades regulatórias e desafios na gestão das concessões.

Com a aprovação do novo contrato pelo plenário do TCU, o governo leiloará novamente o trecho, permitindo que outras empresas privadas participem da administração da rodovia.

Programa de otimização das concessões

A decisão faz parte do Programa de Otimizações do Ministério dos Transportes, que prevê um investimento total de R$ 110 bilhões nas concessões rodoviárias do país.

A modernização dos contratos tem como objetivo garantir melhorias constantes na infraestrutura e facilitar a execução de novas obras quando necessário.

A iniciativa retomará obras em concessões com problemas, garantindo mais segurança e fluidez no tráfego.

Com essa repactuação, a rodovia Fernão Dias receberá as melhorias de forma antecipada, sem que os usuários precisem aguardar o fim do contrato para ver os benefícios.

O novo modelo de concessão modernizará a infraestrutura e garantirá um transporte mais eficiente entre São Paulo e Minas Gerais.

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