Governo de Minas realiza conferência para fortalecer integração na Região Metropolitana de Belo Horizonte

O Governo de Minas promoveu na quarta-feira, 26 de novembro, a 9ª Conferência Metropolitana da RMBH no Auditório JK, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O encontro, organizado pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ARMBH), reuniu gestores públicos, equipes técnicas. E representantes da sociedade para debater políticas integradas que melhorem a vida dos moradores das 34 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e dos 16 municípios do Colar Metropolitano.

O vice-governador Mateus Simões destacou a importância da confiança entre Estado e municípios para enfrentar desafios conjuntos e aprimorar políticas públicas. A presidente da ARMBH, Ilce Rocha, reforçou que a conferência fortalece a governança metropolitana ao promover diálogo, proximidade e construção de soluções coletivas. A Conferência Metropolitana, realizada a cada dois anos, é um dos principais instrumentos de participação social previstos na legislação estadual. Para orientar ações da Seinfra-MG e da Agência RMBH.

  • Fique por dentro das atualizações do Mobilidade BH no X (antigo Twitter)
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais

O encontro possibilitou troca de experiências, identificação de desafios comuns e elaboração de propostas voltadas ao desenvolvimento regional. A integração entre órgãos estaduais e prefeituras foi destacada como essencial para o avanço de projetos estruturantes que impactam diretamente mais de 5 milhões de moradores da RMBH e do Colar Metropolitano. Ampliando a eficiência das políticas públicas.

As presenças da secretária de Desenvolvimento Econômico, Mila Costa, e do secretário-adjunto da Seinfra-MG, Pedro Calixto, reforçaram o compromisso com a cooperação regional e a necessidade de transformar o diálogo em ações práticas. A nona edição da conferência também marcou os 16 anos da Agência RMBH, período em que o Estado ampliou suporte técnico às prefeituras. Fortaleceu instrumentos de planejamento territorial e consolidou o modelo de governança compartilhada.

Deixe um comentário

Sair da versão mobile