Ministério dos Transportes propõe modernização de concessões das rodovias Fernão Dias e Régis Bittencourt

O Ministério dos Transportes apresentou uma proposta de otimização contratual para as concessões das rodovias BR-381/MG/SP (Fernão Dias) e BR-116/SP/PR (Régis Bittencourt) aos governos de Minas Gerais e São Paulo. Essa iniciativa visa permitir a retomada imediata das obras em rodovias com contratos antigos, paralisadas ou com obrigações suspensas que possam ser alvo de relicitação.

A otimização dos contratos prevê um investimento significativo de até R$ 15 bilhões na BR-381 ao longo dos próximos anos, com um aporte inicial de R$ 3 bilhões até 2026, distribuído em parcelas anuais de R$ 1 bilhão. O objetivo é melhorar imediatamente as condições da Fernão Dias, uma das rodovias mais movimentadas do país, ajustando tarifas para viabilizar investimentos necessários, sem comprometer a competitividade econômica.

Romeu Zema, governador de Minas Gerais, expressou apoio à nova modelagem contratual, destacando a importância estratégica da BR-381 para o estado e para o Brasil. A secretária Nacional de Transporte Rodoviário, Viviane Esse, enfatizou a necessidade de monitoramento rigoroso para garantir a execução das obras planejadas nos próximos três anos, utilizando verificadores independentes para assegurar a eficiência e a transparência.

Além de reduzir o custo regulatório, a modernização dos contratos introduz dispositivos como o gatilho tarifário, que diferencia tarifas antes e depois da entrega das obras, incentivando a concessionária a cumprir os prazos estabelecidos. Para a Régis Bittencourt, além da expansão da capacidade, o foco inclui medidas de sustentabilidade, como o cercamento da rodovia para proteção da fauna na Mata Atlântica, promovendo uma rodovia sustentável e alinhada com os padrões ambientais atuais.

Rafael Benini, secretário Estadual de Parcerias e Investimentos de São Paulo, avaliou positivamente as otimizações como um ajuste necessário para adequar as rodovias à realidade atual, corrigindo deficiências de contratos anteriores mal estruturados.

15 comentários em “Ministério dos Transportes propõe modernização de concessões das rodovias Fernão Dias e Régis Bittencourt”

  1. Does your blog have a contact page? I’m having trouble locating it but, I’d like
    to shoot you an e-mail. I’ve got some recommendations for your blog you might be
    interested in hearing. Either way, great blog and I look forward to seeing it develop over time.

    Responder
  2. hi!,I like your writing very a lot! proportion we keep in touch more approximately your article on AOL?
    I need a specialist on this space to resolve my problem. May be that is you!
    Taking a look forward to look you.

    Responder
  3. Please let me know if you’re looking for a article writer for your weblog.
    You have some really good posts and I think I would be a good asset.

    If you ever want to take some of the load off, I’d love
    to write some material for your blog in exchange for a link back to mine.

    Please send me an e-mail if interested. Cheers!

    Responder
  4. Good post. I learn something new and challenging on sites I stumbleupon everyday.

    It will always be useful to read through content from other authors and use a little something
    from their websites.

    Responder
  5. Pretty section of content. I just stumbled upon your website
    and in accession capital to assert that I acquire in fact enjoyed account your blog
    posts. Any way I will be subscribing to your feeds and even I achievement you access consistently fast.

    Responder
  6. you’re in point of fact a just right webmaster. The website loading velocity is amazing.
    It kind of feels that you are doing any distinctive trick.
    Moreover, The contents are masterpiece. you’ve done a magnificent task in this topic!

    Responder
  7. Very good blog you have here but I was wondering if you knew of any forums that cover the same topics talked about in this article?
    I’d really love to be a part of online community where I can get opinions from other experienced people that share the same interest.
    If you have any recommendations, please let me know.
    Bless you!

    Responder

Deixe um comentário

Sair da versão mobile