A partir de 29/01 (domingo) estará em vigor o Programa Tarifa Zero de Ibirité. O transporte coletivo municipal terá custo zero para os usuários em todas as linhas de ônibus.
“Melhorar o transporte público é um dos meus principais compromissos com a população de Ibirité. Estamos muito orgulhosos de ser o maior município da Região Metropolitana de Belo Horizonte a adotar a gratuidade nos ônibus. Este programa significa mais agilidade, comodidade e conforto aos usuários, além da economia no bolso”, disse o Prefeito de Ibirité, William Parreira.
TARIFA ZERO NAS LINHAS MUNICIPAIS
- 1012 Terminal – Várzea – Vista Alegre – Morada da Serra;
- 1013 Terminal – Camargos – Terminal – Duval de Barros;
- 1015 Terminal – Jd. Rosário – Terminal – Fazendinha;
- 1020 Terminal – Canaã – Terminal – Monsenhor Horta;
- 1021 Terminal – São Pedro – Terminal – Recanto Verde;
- 1024 Terminal – Cascata – Terminal – Los Angeles;
- 1025 Terminal – Recanto da Lagoa – Terminal – Duval de Barros;
- 1030 Terminal – Vila Ideal – Terminal – Novo Horizonte;
- 1031 Terminal – Bosque – Terminal – Duval de Barros.
EMBARQUE E INTEGRAÇÃO COMO SERÁ?
Uma vez do Tarifa Zero em vigor, não será necessário usar cartões e/ou semelhantes para entrar no ônibus. Segue mantida a forma atual (e padrão) de embarque pela porta dianteira, passando pela roleta. A catraca terá a utilidade de apenas controlar a quantidade de usuários. O desembarque segue pela porta traseira.
Ressaltando que a entrada e saída nos coletivos municipais não terá custos (R$ 0).
Integração
Os usuários que saem do município com destino às cidades de Contagem e Belo Horizonte pagam, de forma única, o valor de R$ 8,35 de integração dos coletivos metropolitanos no Terminal de Ibirité.
BENEFÍCIOS DO TARIFA ZERO
- Atrai novos comércios e empresas, em função do custo zero do transporte de pessoal residente em Ibirité;
- Fomenta a economia local, uma vez que os munícipes podem se locomover por toda a cidade usando o transporte municipal de forma gratuita;
- Garante que todas as famílias tenham acesso à direitos básicos, como ir ao Hospital Municipal, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e escolas;
- Assegura que toda a população exerça o direito de acesso à cidade, ao lazer e à cultura;
- Reduz a circulação de veículos particulares pelo município.
De acordo com a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) em seu Anuário 2021/2022, 44 cidades em todo o Brasil possuem serviços de transporte público por ônibus sem cobrança de tarifa aos usuários.