Campanha de R$ 650 milhões para a BR-381

A BR-381, rodovia que conecta Belo Horizonte a Governador Valadares, passa por um momento crucial em sua história. O Movimento Pró-Vidas lançou uma campanha demandando R$ 650 milhões, proposta durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Objetivos da campanha

Clésio Gonçalves, coordenador do Movimento, ressaltou que este valor é essencial para iniciar as obras de duplicação da rodovia em 2026. O orçamento inclui R$ 350 milhões para melhorias em dois lotes da estrada, R$ 150 milhões para o reassentamento de famílias e outros R$ 150 milhões para desapropriações.

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  • Desafios e perspectivas

    A audiência pública, organizada pela Comissão de Transporte da ALMG, teve como foco avaliar o planejamento das obras tanto na concessão Nova 381 quanto na responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Apesar do esforço, a aprovação do orçamento federal representa um desafio, já que a insegurança em relação aos recursos pode atrasar os cronogramas.

    Recursos e parcerias

    Gonçalves anunciou que buscará apoio da bancada federal mineira e dos ministérios envolvidos para garantir os recursos. O deputado Celinho Sintrocel enfatizou a importância de envolver as famílias afetadas em audiências públicas para facilitar acordos necessários.

    Expectativas de conclusão

    Antônio Gabriel dos Santos, do Dnit, previu que as obras se estendam até 2028, embora reconheça que essas obras costumam extrapolar o prazo. Em 2025, a prioridade será o desenvolvimento do projeto de engenharia do trecho entre Belo Horizonte e Caeté.

    Obras essenciais no trecho

    A construção de uma nova ponte sobre o Rio das Velhas se destaca como uma prioridade para aliviar congestionamentos. O representante da Construtora Luiz Costa alertou que a efetivação do projeto depende da colaboração dos proprietários das terras ao redor da rodovia.

    Reassentamentos e preocupações sociais

    As obras exigirão o reassentamento de aproximadamente mil famílias. O diretor-presidente da Urbel, Claudius Vinícius, mencionou que a empresa está preparada para garantir condições dignas de habitação durante o processo.

    Futuro e viaduto da Prainha

    No segmento entre Caeté e Governador Valadares, a Nova 381 deve iniciar a duplicação no mesmo ano. A construção do Viaduto da Prainha é uma prioridade para melhorar o tráfego na área. Nos próximos meses, o foco será a recuperação da pavimentação ao longo do trecho sob concessão.

    Conclusão

    A luta pela duplicação da BR-381 representa um passo significativo para a melhoria da infraestrutura e segurança de uma das rodovias mais importantes de Minas Gerais. O apoio da população e a colaboração de órgãos governamentais são essenciais para transformar essas propostas em realidade.

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