Belo Horizonte intensifica as ações para aprimorar a mobilidade urbana, combinando obras estruturantes e planejamento técnico. A Prefeitura iniciou uma nova etapa das obras na Savassi para implantar faixas exclusivas de ônibus nas avenidas Cristóvão Colombo e João Pinheiro. A intervenção faz parte do Programa de Redução do Tempo de Viagem no Transporte Coletivo, que busca agilizar o transporte público, aumentar a segurança viária e melhorar a circulação de pedestres e motoristas. Nesta fase, a faixa esquerda da Avenida do Contorno, no cruzamento com a Cristóvão Colombo (sentido Savassi/Gutierrez), está interditada para ampliação do canteiro central e realinhamento das faixas de tráfego, que serão redistribuídas sem reduzir a capacidade da via.
Os agentes da Unidade Integrada de Trânsito – formada pela BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar – garantem a fluidez e a segurança no entorno das obras. O projeto inclui melhorias nas ilhas de refúgio, travessias e rebaixamentos, proporcionando deslocamentos mais seguros aos pedestres e mais eficiência para o transporte coletivo. As faixas exclusivas funcionarão nos horários de pico, das 6h às 9h e das 17h às 19h30, sempre na faixa da direita, priorizando o transporte público nos momentos de maior demanda.
O investimento faz parte de um contrato com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 139,4 milhões, sendo R$ 132,5 milhões de recursos federais e o restante de contrapartida municipal, provenientes do Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável. O aporte financiará a ampliação da rede de faixas exclusivas e preferenciais para ônibus e a expansão da infraestrutura cicloviária. Atualmente, Belo Horizonte conta com 74,2 km de faixas prioritárias, sendo 21,7 km do sistema MOVE, 36,3 km exclusivas e 16,2 km preferenciais. A meta é implantar mais 64,3 km de faixas, consolidando o compromisso com uma mobilidade moderna e ambientalmente responsável.
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Belo Horizonte: reunião do Comurb debate indicadores do Plano de Mobilidade Urbana
Paralelamente às obras, a Prefeitura promove o fortalecimento da governança e do planejamento estratégico da mobilidade urbana. Em 23 de outubro, ocorreu a 1ª reunião ordinária do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana (Comurb), em formato virtual. Com representantes do Executivo e do setor técnico. O encontro discutiu os 109 indicadores do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (PlanMob-BH), abrangendo os eixos Mobilidade Ativa, Mobilidade Coletiva, Circulação Calma e Mobilidade Individual Motorizada. Logística Urbana, Acessibilidade Universal, Gestão, Fiscalização e Operação.
Durante a reunião, os conselheiros avaliaram a criação de um grupo de trabalho para aprofundar o debate sobre os indicadores e preparar as próximas reuniões. Uma sessão extraordinária foi agendada para o dia 28 de outubro. O Comurb, presidido pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Guilherme Willer Santos e Campos, tem caráter consultivo e propositivo, com funções que incluem acompanhar os investimentos em mobilidade e avaliar o cumprimento das metas do PlanMob. Propor ajustes no planejamento urbano e emitir pareceres sobre mudanças nas redes cicloviária e de transporte coletivo.
Os conselheiros eleitos para o biênio 2025-2027 tomaram posse em 18 de setembro, reforçando a participação social na construção das políticas de mobilidade da capital. A diretora de Planejamento Estratégico e Inovação da Superintendência de Mobilidade Urbana, Liliana Delgado Hermont, coordenou a pauta técnica do encontro. Ela reforçou a importância da integração entre planejamento e execução de obras.
Conclusão
Com essas iniciativas, Belo Horizonte consolida uma estratégia de mobilidade urbana integrada, unindo infraestrutura física, governança participativa e foco na sustentabilidade. As obras na Savassi e as discussões do Comurb expressam o compromisso da Prefeitura em tornar a cidade mais acessível, segura e eficiente. Priorizando o transporte coletivo e o deslocamento ativo como pilares do futuro urbano da capital mineira.
