A Avenida Cristiano Machado, uma das principais vias de Belo Horizonte, está passando por significativas intervenções para melhorar a mobilidade urbana. A partir das 23h desta terça-feira, até 4h30 de quarta, a Prefeitura de Belo Horizonte realizará intervenções no cruzamento das avenidas Cristiano Machado e Saramenha, no bairro Guarani. Essas obras visam a continuidade na soldagem das vigas dos novos viadutos, com o estreitamento de uma faixa de trânsito em ambos os sentidos, mantendo duas faixas liberadas ao tráfego. A previsão é que essa alteração ocorra nos próximos 30 dias, sempre no mesmo horário, sem a necessidade de desvios.
Intervenções na Avenida Cristiano Machado
A Prefeitura iniciou no primeiro semestre de 2024 as obras de implantação de um viaduto na interseção da Avenida Cristiano Machado com a Avenida Saramenha. Essa obra faz parte de um conjunto de intervenções de mobilidade urbana no Vetor Norte, executadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). Com um investimento de aproximadamente R$ 29,2 milhões, financiados pela Corporação Andina de Fomento e pelos Recursos Ordinários do Tesouro, o novo viaduto permitirá que veículos vindos da Avenida Saramenha acessem a pista da Cristiano Machado, sentido Centro, com mais segurança e facilidade.
Impacto das obras na mobilidade urbana
Além das intervenções no viaduto da Saramenha, o Vetor Norte de Belo Horizonte está recebendo outras três grandes obras de mobilidade urbana. A implantação do viaduto na interseção da Avenida Waldomiro Lobo, no Guarani, já teve as duas alças liberadas e está na fase de adequações viárias. A construção de um novo viaduto na interseção da Cristiano Machado com a Avenida Sebastião de Brito eliminará gargalos e agilizará o fluxo viário. Por fim, a execução da trincheira na Cristiano Machado, entre a Avenida Vilarinho e a MG-010, incluirá um boulevard, pista de aceleração e modernização da infraestrutura urbana.
Benefícios para a Avenida Cristiano Machado
Essas obras são essenciais para aumentar a capacidade de tráfego da Cristiano Machado e reduzir os congestionamentos, melhorando a acessibilidade aos bairros vizinhos. A possibilidade de eliminar semáforos minimizará os congestionamentos nos cruzamentos, eliminando os gargalos existentes nos corredores. A previsão de conclusão das obras do viaduto é no primeiro semestre de 2026.
A Cristiano Machado está no centro de um projeto de transformação que promete melhorar significativamente a mobilidade urbana em Belo Horizonte. Com essas intervenções, a cidade avança em direção a um trânsito mais fluido e seguro, beneficiando moradores e usuários da região.