O Aeroporto Carlos Prates, em Belo Horizonte, continuará em funcionamento até 31 de dezembro de 2022, sob administração da Infraero. A portaria que adia a futura desativação do aeródromo foi assinada na quarta-feira (27/04) pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, e publicada na edição desta quinta (28/04) no Diário Oficial da União (DOU).
A medida altera a Portaria 1/2021 e revoga a Portaria 1.564/2021, que adiava a futura desativação do aeródromo para 1º de maio de 2022. Durante este período, o terminal segue com as atividades normalmente e a gestão permanece sob responsabilidade da Infraero. Após a nova data estabelecida, as atividades se encerram e o terreno deve retornar à União.
“Prorrogamos o funcionamento do Aeroporto Carlos Prates como forma de atender um pleito de parte da sociedade belo-horizontina, que deseja ampliar a discussão sobre a destinação do terminal do centro da capital mineira”, afirmou o ministro da Infraestrutura.
O aeroporto hoje atende a voos não-regulares das empresas de táxi aéreo e aviação executiva, dispondo ainda de serviços de manutenção e hangaragem, além de escolas de aviação de asas fixas e rotativas. Sua infraestrutura, contudo, é deficitária e localizada em região já atendida por outros dois aeroportos, de Confins e Pampulha.