A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a publicação do edital de concessão de 303,4 km da BR-381, trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. A concessão, que será leiloada em 29 de agosto, representa um investimento de mais de R$ 9 bilhões e terá duração de 30 anos.
O projeto prevê melhorias significativas, incluindo a duplicação de 27,83 km de obras remanescentes e 106,44 km de novos trechos, além da implantação de quase 83 km de faixas adicionais, 9,7 km de vias marginais, 20 passarelas, 15 passagens de fauna e uma rampa de escape.
O diretor-relator do projeto, Guilherme Theo Sampaio, enfatizou que as melhorias na segurança e fluidez viária serão perceptíveis em poucos meses após o início da concessão, com melhorias no asfalto e sinalização. O projeto tem o potencial de gerar cerca de 73 mil empregos diretos, indiretos e efeito-renda, contribuindo significativamente para o crescimento econômico da região.
A proposta passou por uma revisão abrangente, incorporando mudanças de estudos técnicos e políticas públicas do Ministério dos Transportes. Notavelmente, as melhorias entre os kms 427 e 458,4, que serão executadas pelo DNIT, foram excluídas da concessão.
A concessão terá como critério de leilão o maior desconto tarifário, com a ANTT estabelecendo a necessidade de aportes de recursos para descontos superiores a 18% da tarifa para assegurar a sustentabilidade do projeto. Rafael Vitale, diretor-geral da ANTT, destacou que o projeto é resultado de um esforço colaborativo e está otimista sobre o sucesso do leilão.